Anuncie

(21) 98462-3212

Incêndio na Chapada dos Veadeiros ainda não está controlado

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Destruição na Chapada dos Veadeiros. Foto: Fotos Públicas/Tony Winston/Agência Brasília

O incêndio na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, ainda não está controlado e, desde domingo (12), já destruiu uma área correspondente a oito mil campos de futebol. A suspeita dos bombeiros é que o fogo tenha começado na trilha que dá acesso ao Vale da Lua, um dos locais mais visitados na região. Logo as chamas se espalharam pela Área de Proteção Ambiental Pouso Alto.

Nessa terça-feira (14) os esforços se concentraram na Serra do Segredo e em uma faixa entre o Vale da Lua e o Parque Estadual Águas do Paraíso. As prioridades são a preservação de casas e evitar a morte de animais, principalmente perto da Cachoeira do Segredo, um dos principais pontos turísticos da chapada e onde existe maior concentração de moradores.

Um helicóptero do Corpo de Bombeiros de Goiás e dois aviões do ICMBio, instituto ligado ao Ministério do Meio Ambiente, estão no local, junto com uma força-tarefa com mais de 150 profissionais, entre bombeiros militares do estado, brigadistas e voluntários.

O Vale da Lua foi reaberto nessa terça, enquanto o acesso à Cachoeira do Segredo foi fechado. Os parques Nacional da Chapada dos Veadeiros e Estadual Águas do Paraíso permanecem abertos aos visitantes.

O Instituto Nacional de Meteorologia declarou alerta laranja, de perigo devido ao clima seco na região. Não existe previsão de chuva e os termômetros vão se aproximar dos 40 graus durante toda a semana. Além do calor, a umidade relativa do ar pode chegar a 10% todos os dias, até sábado (18).

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros faz parte do roteiro internacional de turismo ecológico e é patrimônio da humanidade.

Fonte: Agência Brasil