Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Jonathan, de 190 anos, se torna a tartaruga mais velha do mundo e conquista o título do Guinness

Jonathan ainda está cheio de disposição no auge dos 190 anos. Foto: Divulgação/Guinness World Records

Jonathan, o animal terrestre vivo mais antigo do mundo, agora ganhou o título do “Guinness World Records” – o livro dos recordes – de a tartaruga mais velha de todos os tempos. 

“Comemorando seu 190º aniversário este ano, Jonathan é agora a tartaruga mais velha de todos os tempos”, diz o comunicado do livro dos recordes. De acordo com informações do Guinness World Records, acredita-se que Jonathan tenha nascido em 1832, completando, portanto, 190 anos em 2022. Ou seja: Jonathan nasceu antes mesmo de a rainha Vitória ascender ao trono britânico em 1837.

“A idade de Jonathan é uma estimativa baseada no fato de que ele era totalmente maduro e, portanto, com pelo menos 50 anos, quando chegou a Santa Helena vindo das Seychelles em 1882. Com toda a probabilidade, ele é ainda mais velho do que pensamos”, complementou o Guinness.

Seu título de registro oficial é o de quelônio mais antigo, uma categoria que engloba todas as tartarugas e cágados. O quelônio mais antigo anterior viveu pelo menos 188 anos – Tu’i Malila, da espécie tartaruga irradiada (Astrochelys radiata), morta em 1965.

Cego, mas com audição excelente e ‘sexualmente ativo’

De acordo com um comunicado do governo de Santa Helena, ilha no território britânico no Atlântico Sul, onde Napoleão Bonaparte passou seus últimos anos de vida exilado -, Jonathan, que é da subespécie tartaruga-gigante-das-seicheles (Aldabrachelys gigantea hololissa), passou bem pelo inverno.

“Ele passa bem agora, mas desconhece a comida se simplesmente a colocarmos no chão. A Seção Veterinária ainda o alimenta à mão uma vez por semana para aumentar suas calorias, vitaminas, minerais e oligoelementos, pois ele é cego e não tem olfato. Sua audição é excelente e ele adora a companhia de humanos, e responde bem à voz de seu veterinário Joe Hollins enquanto ele o associa a um banquete.”

Jonathan passou a maior parte de sua vida na Plantation House, nome dado à residência oficial do governador da ilha de Santa Helena. No local, ele desfruta da companhia de outras três tartarugas gigantes: David, Emma e Fred. Ele adora repolho, pepino, cenoura, maçã, banana, talos de alface e outras frutas da estação. Mas, além do bom apetite, Jonathan também ainda demonstra disposição em acasalar.

“Apesar de sua idade, Jonathan ainda tem boa libido e é visto frequentemente disposto para acasalar com Emma e às vezes Fred – os animais geralmente não são particularmente sensíveis ao gênero!”, destacou Joe Hollns, veterinário do quelônio.

Hollins também disse ao Guinness World Records que os cientistas ainda não entendem todos os processos que permitem que tartarugas como Jonathan vivam por tanto tempo. Por exemplo, os tubarões-da-Groenlândia (Somniosus microcephalus) têm uma expectativa de vida máxima estimada de pelo menos 272 anos. Já a hidra (gênero Hydra), um grupo de pequenos invertebrados semelhantes a águas-vivas, regenera continuamente suas células e não parece envelhecer.