Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Morrem cerca de 50 animais nas estradas do Mato Grosso do Sul por mês

Tamanduá-bandeira, onça pintada, capivara, esses são apenas alguns dos animais que você pode encontrar atravessando uma das estradas de Mato Grosso do Sul. Mas, muitos desses animais acabam morrendo vítimas de atropelamento nessas rodovias. De acordo com dados da Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado, todos os meses morrem cerca de 50 animais silvestres nas estradas entre Bonito e Aquidauana.

E é justamente para diminuir esse número que existe, desde 2016, o programa Estrada Viva, que monitora cerca de 600 km de estradas no estado. A ideia é melhorar a sinalização, fazer canais de travessia para esses animais e educar os motoristas. E agora, o programa está sendo ampliado. Todas as rodovias do estado estarão inseridas no projeto. Eduardo Riedel, secretário de Infraestrutura do estado, explica que conhecer bem o problema ajuda muito na definição de estratégias para diminuir as mortes desses animais.

Riedel destaca ainda que atuar nas estradas, melhorando a sinalização e educando os motoristas, contribui com a redução não só das mortes dos animais silvestres, mas também de pessoas. O secretário afirma que a participação da população é fundamental para o sucesso do projeto.

Nessa expansão do programa, ONGs, governo do estado e a universidade estadual de Mato Grosso do Sul trabalham juntos para garantir a sustentabilidade da região, preservando as espécies e protegendo os motoristas de acidentes nas estradas. Mato Grosso do Sul abriga biomas ricos em diversidade, como Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica.

Fonte: Agência Brasil