Anuncie

(21) 98462-3212

Museu Nacional/UFRJ lança site para conectar público à reconstrução do espaço

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Site aproximará ainda mais o Museu Nacional de seus diversos públicos. Divulgação

O Projeto Museu Nacional Vive (cooperação entre UFRJ, UNESCO e Instituto Cultural Vale) acaba de lançar o site: museunacionalvive.org.br. O novo ambiente aproximará ainda mais o Museu de seus diversos públicos durante a sua reconstrução. Com conteúdos multimídia, o site contém informações sobre o andamento das obras, dos projetos e outras atividades, como a recém-lançada exposição virtual “Os Primeiros Brasileiros”.

Organizado em cinco seções, o site reúne informações sobre a governança do Projeto; e apresenta uma Linha do Tempo pela qual o visitante pode navegar pelos principais marcos relacionados à reconstrução do Museu. A seção Acompanhe convida o usuário a visitar galerias de imagens e vídeos, notícias e o cronograma. A área Participe traz uma agenda de eventos e de atividades educativas para engajamento do público com as ações do Museu. Já na seção de Parcerias, o visitante acessa a lista de patrocinadores e de apoios institucionais que têm possibilitado a realização do Projeto, e obtém informações sobre como também fazer parte desta rede de colaboração para devolver o Museu Nacional à sociedade o mais breve possível.

Desenvolvido a partir de um sistema de gerenciamento de conteúdo livre e de código aberto (WordPress), o site contempla premissas de acessibilidade comunicacional, traz recursos que facilitam a navegação de pessoas com baixa visão e conta ainda com o VLibras, aplicação que traduz conteúdos para a Língua Brasileira de Sinais.

Museu foi destruído por incêndio em 2018

Datado do século 19 e localizado na Quinta da Boa Vista, no bairro de São Cristóvão, zona norte do Rio, o palácio que abriga o museu foi destruído por um incêndio no dia 2 de setembro de 2018.

No próximo dia 6 de junho, o Museu Nacional completará 203 anos de existência.

Acesse www.museunacionalvive.org.br, acompanhe e participe da reconstrução do Museu Nacional/UFRJ.