Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Na Espanha, 740 exemplares do pato mais ameaçado da Europa são soltos na natureza

A pardilheira é a espécie de pato mais ameaçada da Europa. Foto: Reprodução

A soltura das aves ocorreu na última quarta-feira e fazem parte do projeto do LIFE Cerceta Pardilla, que busca impedir o desaparecimento da pardilheira (Marmaronetta angustirostris) na Espanha. Esta é a espécie de pato mais ameaçada da Europa. Em Portugal está regionalmente extinta.

Os patos nasceram em cativeiro em centros de referência da Andaluzia e da Comunidade Valencianas e foram recentemente libertados em zonas úmidas dessas regiões, mais concretamente nas províncias de Elche, Valência, Ciudad Real, Almería, Málaga, Cádiz e Sevilha, informou em comunicado o Ministério espanhol para a Transição Ecológica e Desafio Demográfico (Miteco).

Na Andaluzia foram libertados 440 aves nascidas em cativeiro no centro de recuperação de fauna da Cañada de los Pájaros, situado no Espaço Natural de Doñana. Desses exemplares, 360 foram reintroduzidos na Reserva Natural Concertada de la Cañada de los Pájaros, que é uma área importante de refúgio, alimentação e nidificação de aves aquáticas como a pardilheira. Os demais animais soltos na Andaluzia foram libertados em Punta Entinas-Sabinar, Fuente de Piedra, Laguna de Medina e nas Marismas de Trebujena.

Na Comunidade Valenciana, o centro de recuperação de fauna “La Granja” de El Saler, situado em Valência, libertou 300 animais nascidos na Primavera de 2020 no centro de referência de reprodução em cativeiro da pardilheira. Os animais foram libertados no Parque Natural de El Hondo e na Paraje Natural Clot de Galvany, em Elche; em Marjal de los Moros em Sagunto e na Reserva Natural Complejo Lagunar de Alcázar San Juan, em Ciudad Real.

Para facilitar a adaptação ao seu novo habitat, foi realizada uma soltura branda, que consiste em colocar grandes jaulas em lugares estratégicos das zonas úmidas, onde permanecem grupos de 20 aves durante uma semana antes da solta definitiva.

Os exemplares libertados estão marcados com anilhas para facilitar o seu seguimento e monitorização. Alguns também têm emissores GSM que permitem a sua localização em qualquer momento.

Em colaboração com Itália foram cedidos 30 animais nascidos no centro de recuperação de fauna de El Saler, em Valência, para a sua reintrodução numa zona úmida da Sicília.

O projeto LIFE Cerceta Padilla, coordenado pela Fundación Biodiversidad do ministério espanhol, tem como objetivo recuperar 3.000 hectares de zonas úmidas para reverter o risco de extinção da pardilheira, o pato mais ameaçado da Europa e que na Espanha está numa situação crítica. 

Fonte: Wilder.pt

***

QUE TAL FAZER UM CURSO ONLINE HOJE E COMEÇAR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO NO NICHO PET?

Adquira já p curso “Be-Á-Bá do Banho e Tosa”, um treinamento completo para você iniciar seu negócio em casa e lucrar. O curso tem diversos módulos, entre eles, equipamentos, banho, secagem, tosa higiênica e etc. CLIQUE AQUI

Aquira já o “Curso de Auxiliar de Veterinário e Pet Shop”. Aprenda a aplicar remédios, vacinas, preparar os materiais a serem utilizados nas intervenções clínicas; como conter os animais a serem atendidos e/ou hospitalizados, entre outras funções. Em petshops, aprenda a atuar no atendimento aos clientes e recepção dos animais. CLIQUE AQUI

Aquira já o curso “Como Ganhar Dinheiro Fazendo Comida Saudável para Pets”. Um guia completo com dicas de receitas e o modelo mais usado de negócio. CLIQUE AQUI

Confira mais opções de cursos online e E-books em nossa loja