Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Nascimento raro de elefantes gêmeos é registrado no Quênia

Foto: Save The Elephants/Reprodução

Um raro nascimento de elefantes gêmeos ocorreu na Reserva Nacional de Samburu, no Quênia. O casal de elefantinhos, um macho e uma fêmea, foram avistados pela primeira vez na manhã do dia 16 de Janeiro, apenas com um dia de vida.

As duas pequenas crias foram observadas por guias turísticos do acampamento ecológico Elephant Watch Camp (EWC), que acionaram a ONG Save The Elephants (Salve os elefantes, em inglês).

A mãe dos gêmeos é uma fêmea chamada Bora da família Winds II. A Save the Elephants estuda e monitora o comportamento e o movimento dos elefantes em Samburu há 28 anos, então conhece bem a família. Os paquidermes gêmeos são o segundo filho de Bora. Ela também tem um filhote mais velho que nasceu em 2017 e foi visto nas proximidades de Bora e dos gêmeos.

De acordo com a organização, os gêmeos representam apenas 1% dos nascimentos de elefantes, com o último caso conhecido registrado em 2006.

“Muitas vezes as mães não têm leite suficiente para sustentar dois filhotes. Na verdade, o nascimento de gêmeos só foi registrado uma vez antes em Samburu, em 2006. Infelizmente, ambos os filhotes morreram logo após o nascimento na Reserva Nacional Shaba. Os próximos dias serão delicados para os novos gêmeos, mas todos estamos com os dedos cruzados para sua sobrevivência”, disse Iain Douglas-Hamilton, fundador da Save the Elephants, em um comunicado.

Longa gestação

O elefante-africano (Loxodonta africana) tem o maior período de gestação de qualquer mamífero vivo – em média, 22 meses e dá à luz aproximadamente a cada quatro anos. Os pesquisadores da Save the Elephants monitorarão a saúde e o progresso dos filhotes como parte de sua atividade de monitoramento diário.