Anuncie

(21) 98462-3212

E-mail

comercial@meusbichos.com.br

Novo estudo diz que hipopótamos podem ‘voar’

O hipopótamo é o segundo maior mamífero da Terra. Foto: Canva.com

O hipopótamo (Hippopotamus amphibius) é o segundo maior mamífero da Terra, depois do elefante. De acordo com a National Geographic este grandalhão, que pode atingir até 5 m de comprimento e mais de 3,2 toneladas, poderia alcançar uma velocidade de 35 km/h em uma corrida e pesquisas recentes descobriram que ele poderia “voar” durante o processo.

No dia 3 de julho, foi publicado na revista científica PerJ um estudo sobre esse mamífero herbívoro, realizado por John Hutchinson e Emily Pringle. Os pesquisadores decidiram identificar padrões e parâmetros de movimento do hipopótamo em terra, já que esse animal semiaquático também passa grande parte do tempo submerso em corpos d’água.

As descobertas dos pesquisadores do Royal Veterinary College, na Inglaterra, revelaram que este herbívoro conseguia passar cerca de 15% do seu tempo suspenso no ar enquanto corria.

O estudo foi motivado pela falta de informações sobre o assunto. “Já tive dificuldade em fazer qualquer trabalho com hipopótamos porque eles são de muito difícil acesso. “Eles são incrivelmente perigosos, tendem a ser mais ativos à noite e passam grande parte do tempo na água”, explicou Hutchinson, o autor principal.

Por isso, ele encaminhou sua aluna Emily Pringle a um zoológico com amplos espaços para que ela pudesse obter informações videográficas sobre esse animal. Assim, ele conseguiu registrar os hipopótamos enquanto eles se moviam pela área. Os cientistas então analisaram vídeos juntamente com dados coletados após a viagem. No final, obtiveram uma amostra de 169 passos de 32 hipopótamos diferentes.

Novas descobertas surpreendentes

Os pesquisadores concluíram que, ao contrário de outros grandes mamíferos, os hipopótamos tendiam a seguir um movimento de trote, independentemente da velocidade a que se moviam, e podiam “voar no ar” rapidamente.

De acordo com os resultados da pesquisa, eles conseguiam levantar as quatro pernas do chão por 0,3 segundos de cada vez. Para os cientistas, foram descobertas surpreendentes e inesperadas, já que esses animais podem pesar mais de 3,2 mil toneladas, segundo a BBC Wildlife Magazine. Assim, descobriram que os hipopótamos eram mais atléticos que os elefantes, mas menos que os rinocerontes.

“Compreender mais sobre as espécies com as quais trabalhamos nos ajudará a melhorar os cuidados que podemos prestar a elas no futuro”, constatou Kieran Holliday, Oficial Científico e de Conservação do Zoológico Flamingo Land, que serviu de locação para o estudo. “O fato de essa pesquisa ter revelado novas descobertas potenciais sobre a locomoção dos hipopótamos pode ter impactos positivos para a comunidade do zoológico em termos de criação e design de recintos”, constatou.

Fonte: La Nacion