Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Parque Estadual da Pedra Branca abriga uma das maiores florestas em área urbana no mundo

Parque abrange 11 bairros da zona oeste do Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

Verde que te quero verde! Assim pode ser resumido o Parque Estadual da Pedra Branca, que abrange 11 bairros da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. O local abriga, segundo a Secretaria de Estado do Ambiente, uma das maiores florestas de área urbana no mundo.

“O núcleo Piraquara é um lugar de extrema importância para a população da Zona Oeste e também para o ecossistema do nosso Estado. Continuaremos trabalhando para conservar, recuperar e proteger nosso patrimônio natural”, falou o secretário estadual do Ambiente, Thiago Pampolha.

Uma das unidades de conservação ambiental do Instituto Estado do Ambiente (Inea), o parque tem cerca de 12.500 hectares de extensão. Nele, é possível encontrar uma fauna que reúne, entre outros animais, onça parda, jaguatirica, preguiças, tamanduás, tatus, tucanos e cutias.

“A Secretaria e o Inea são responsáveis pela gestão e proteção de 39 unidades de conservação, além de programas que incentivam a preservação ambiental em todo o estado. Estamos dentro do grupo de estabilidade de cobertura vegetal, isto é, desmatamento zero, por dez anos. Mas precisamos avançar, e é isso que estamos fazendo”, ressaltou o presidente do Inea, Philipe Campello.

Reinauguração do Núcleo Piraquara

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste sábado (05/06), o Governo do Estado vai reinaugurar o Núcleo Piraquara, um dos pontos de visitação e lazer do Parque Estadual da Pedra Branca. A área, que estava fechada desde março de 2020, recebeu obras de revitalização. A partir de agora, quem for visitar o espaço, encontrará, entre outras novidades, brinquedos, uma quadra de vôlei com arquibancada e ainda uma praça de banho no Rio Piraquara.

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial do Meio Ambiente surgiu durante a Conferência de Estocolmo, em 1972. Tem como objetivo chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Fonte: Governo RJ