Anuncie

(21) 98462-3212

Pequena pegada de de bebê estegossauro é descoberta na China

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Ilustração de um bebê estegossauro deixando rastros há mais de 100 milhões de anos. Arte: Kamitoge/reprodução

Cem milhões de anos atrás, um pequeno estegossauro (também denominado Stegosaurus) bebê saltitava nas patas traseiras no que hoje é a China.

A pegada dessa adorável criatura, do tamanho de um gato do período Cretáceo, foi descoberta em Xinjiang, um território no noroeste da China. Com apenas 5,7 centímetros de comprimento, é a menor impressão de estegossauro já encontrada, relataram pesquisadores em um estudo publicado em março, no jornal “Palaios”.

O local onde as pequenas impressões foram encontradas também foi marcado por grandes pegadas de estegossauros – um grupo de dinossauros herbívoros que incluía o gênero Stegosaurus – que media cerca de 29 cm de comprimento no pé traseiro e cerca de 12,7 cm de comprimento no pé da frente. Havia uma pequena pegada nas costas com o formato característico de três dedos dos estegossauros. Não está claro a qual espécie a pegada pertencia, mas restos de esqueletos de uma espécie chamada Wuerhosaurus homheni foram encontrados na área. .

“Como o Stegosaurus, este pequeno dinossauro provavelmente tinha pontas em sua cauda e placas ósseas ao longo de suas costas quando adulto”, disse o co-autor do estudo Anthony Ramilio, pesquisador do Laboratório de Dinossauros da Universidade de Queensland, em um comunicado .

Possíveis pegadas minúsculas de estegossauros já foram encontradas antes, embora seja controverso se elas realmente pertenceram a bebês de estegossauros. Pequenos rastros foram encontrados perto de Morrison, Colorado, em rochas do período Jurássico (199 milhões a 145 milhões de anos atrás), mas nem todos os paleontólogos concordam que essas pegadas são fósseis. Um dos co-autores do novo artigo, o paleontólogo Marin Lockley, professor emérito da Universidade do Colorado em Denver, argumenta que essas impressões são, na verdade, apenas pedaços de lama de formato irregular incrustados em arenito.

Ao contrário das trilhas maiores no local de Xinjiang, a minúscula trilha não era alongada. Isso foi intrigante para os pesquisadores, porque sugere que o bebê estegossauro pode não ter se movido como seus equivalentes adultos.
“Os estegossauros normalmente andam com os calcanhares no chão, assim como os humanos, mas de quatro, o que cria pegadas longas”, disse Romilio. “A pequena trilha mostra que este dinossauro estava se movendo com o calcanhar levantado do chão, bem como um pássaro ou gato faz hoje. Nós só vimos trilhas encurtadas como esta quando os dinossauros andavam sobre duas pernas.”

É possível que os estegossauros bebês caminhassem sobre as patas traseiras, passando para mais de um metro à medida que aumentavam de tamanho, disse a coautora do estudo Lida Xing, paleontóloga da Universidade Chinesa de Geociências em Pequim. “Um conjunto completo de rastros dessas pequenas pegadas nos daria a resposta a essa pergunta, mas infelizmente só temos uma única pegada”, disse Xing em um comunicado.

Fonte: Live Science

***

QUE TAL FAZER UM CURSO ONLINE HOJE E COMEÇAR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO NO NICHO PET?

Aquira já o “Curso de Auxiliar de Veterinário e Pet Shop”. Aprenda a aplicar remédios, vacinas, preparar os materiais a serem utilizados nas intervenções clínicas; como conter os animais a serem atendidos e/ou hospitalizados, entre outras funções. Em petshops, aprenda a atuar no atendimento aos clientes e recepção dos animais. CLIQUE AQUI

Aquira já o curso “Como Ganhar Dinheiro Fazendo Comida Saudável para Pets”. Um guia completo com dicas de receitas e o modelo mais usado de negócio. CLIQUE AQUI

Confira mais opções de cursos online e E-books em nossa loja