A polícia colombiana apreendeu 1.004 animais que seriam vendidos no mercado negro. Ao todo, 21 pessoas foram presas. A Operação Leopardo foi realizada na última segunda-feira com apoio do Serviço de Peixes e Vida Selvagem do Departamento do Interior, dos Estados Unidos. Segundo as autoridades, os animais eram avaliados em cerca de U$ 1 milhão.
Lagartos, cobras, estrelas do mar, camaleões, tartarugas, peixes estão entre os animais resgatados.
“A polícia nacional em coordenação com as autoridades de vida selvagem dos Estados Unidos realizou a operação mais importante para salvaguardar espécies protegidas na Colômbia”, disse o general Jorge Luis Vargas, chefe da polícia nacional.
Entre os mais de mil espécimes encontrados pelas autoridades estavam animais da fauna colombiana e espécies exóticas.
As investigações duraram cerca de um ano e miraram em grupos que usavam as redes sociais para comprar e vender ilegalmente esses animais. Os criminosos contavam com a cumplicidade de transportadoras locais, que ocultavam os animais em meio as suas cargas, fosse por via aérea, terrestre ou marítima.
A Colômbia é considerado um dos países com maior biodiversidade do mundo. Segundo a polícia do país, apenas neste ano já foram resgatados 5.994 animais que estavam nas mãos dos traficantes.
Fonte: Jornal Extra