Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Prefeitura do Rio abre inscrições para castração de cães e gatos

Tutores e protetores de animais do Rio de Janeiro que aguardam para marcar a castração de cães e gatos já podem fazer o agendamento. Serão abertas 5.134 vagas. A cirurgia, como todos os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (Smpda), é gratuita.

Para fazer o agendamento, a população e os protetores cadastrados na secretaria devem acessar o link: http://saa.rio.rj.gov.br/pessoapublico/index.

Após o preenchimento das vagas, a marcação será encerrada – e em fevereiro será aberto novo prazo. São oferecidas 766 castrações para cadelas, 874 para cães, 1.198 para gatas e 2.296 para gatos.

No primeiro acesso ao site, o interessado terá que clicar em “Quero me Cadastrar”, na parte inferior da página, e preencher os dados do tutor e do animal. Caso já tenha cadastro, basta informar nos respectivos campos o número do CPF e a senha e, em seguida, selecionar a opção “Agendar Esterilização de Animais”. As cirurgias acontecem em postos nos seguintes bairros: Ilha, Flamengo, Paciência, Bangu, Campo Grande, Bonsucesso, Vicente de Carvalho, Engenho de Dentro, Guaratiba (Fazenda Modelo).

Para realizar a castração, o responsável pelo cadastro deverá ser maior de 18 anos, comparecer com o animal no dia agendado e apresentar original e cópia da identidade, do CPF e do comprovante de residência na cidade do Rio, em seu próprio nome.

A secretaria também terá a linha telefônica 2976-2893 para que, preferencialmente, idosos acima de 60 anos façam seus agendamentos. Vale destacar que apenas a pessoa cadastrada poderá levar o animal no dia da cirurgia.

Cadastramento de protetores

A secretaria informa que as inscrições vencidas de protetores estão automaticamente prorrogadas até 2 de março, e que o período de recadastramento será de 2 de março a 2 de abril, das 9h às 16h. O atendimento será presencial, no prédio anexo à Prefeitura do Rio, na rua Afonso Cavalcanti 455, sala 845, Cidade Nova. O cadastramento para novos protetores terá validade de dois anos. Cada protetor pode agendar até oito animais.