Na contramão da crise, o setor de serviços para pets vem ganhando espaço no comércio e gerando novos serviços. Shoppings, restaurantes, cafeterias, mercearias e outros estabelecimentos se adaptaram e prepararam seus espaços para receber os animais de estimação.
Atualmente, cães e gatos são tratados como membros da família e fazem parte de passeios, viagens e momentos de lazer. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem mais de 139 milhões de animais de estimação no país.
Por isso, o Rio Othon Palace, em Copacabana, inovou e preparou apartamentos para receber as famílias e seus pets. A iniciativa, que já era uma prática do hotel desde 2019, acaba de render à Rede Othon o selo estadual Pet Friendly. O selo foi criado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com RJPET, ABIH-RJ e Hotéis Rio.
Além de ter preparado apartamentos com pisos frios, o Rio Othon Palace alterou a rotina de limpeza que passou a ser realizada com produtos que não provocam alergias nos animais. E ainda, todos os pets recebem camas personalizadas e vasilhas especiais de acordo com seus tamanhos, além da cortesia de duas garrafas d’água.
“Nos tornamos um hotel Pet Friendly para atender à crescente demanda de nossos hóspedes e clientes. Os pets sempre fizeram parte da rotina das famílias e atualmente registramos um aumento significativo no número de casais que optaram por um filho de quatro patas”, destaca Jorge Chaves, diretor do hotel.
O estabelecimento precisou mudar alguns detalhes e fazer um investimento para receber os animais. “Preparamos andares com apartamentos com piso frio, investimos em camas personalizadas e vasilhas especiais para cada tamanho do pet. Não é suficiente dizer que somos amigos dos animais, mas eles precisam ser muito bem recebidos com todo o conforto”, ressalta Jorge.