Anuncie

(21) 98462-3212

SC: IMA resgata mais 1,7 mil animais silvestres terrestres entre primavera e verão

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Animais silvestres circulam mais nesta época. Foto: Pixabay

Períodos de fartura de alimento para maioria das espécies de animais, a primavera e o verão são também as estações do ano as quais há maior incidência de chuva e do calor. Consequentemente, há maior crescimento, floração e frutificação das plantas, favorecendo também a reprodução e a circulação de animais silvestres. É nesta época em que o serviço de resgate do IMA (Instituto do Meio Ambiente) de Santa Catarina registra aumento nas ocorrências.

Desde o fim de setembro, o serviço já realizou 1.717 resgates, mesmo considerando que o verão só termina em março. No inverno e no outono, o IMA resgata em média 600 espécimes no estado. Dessa forma, após o dia 22 de setembro houve um aumento da demanda em mais de 35% em relação aos outros períodos.

“O atendimento de um animal que esteja em condição de sofrimento por questões relacionadas à ação humana, como atropelamento, ataques por animais domésticos, choque com vidraças, com fios de energia elétrica e com fios de pipas com cerol, é a nossa prioridade. Cada animalzinho resgatado, curado e devolvido para a natureza representa muitas vezes a garantia de futuras gerações e consequentemente a garantia da diversidade dos seres vivos”, lembrou a gerente de Biodiversidade e Florestas do IMA, Ana Cimardi.

Solicitação de atendimento

O atendimento de um animal silvestre terrestre é feito pela equipe do IMA, exclusivamente, nos casos em que o animal esteja ferido, doente ou é um filhote sem a presença dos pais. O serviço deve ser solicitado, tão somente, por mensagem de texto no Whatsapp, para o número (48) 9.8808-3372. Sempre de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, pois não há registro de horário de plantão para esse serviço. No contato, o cidadão deve informar o nome completo, CPF, endereço do local da ocorrência e enviar fotos do animal. Em casos de extrema urgência e fora do horário de atendimento do serviço, o cidadão deve registrar a ocorrência pelo número da emergência policial 190.

Por ano, são resgatados ou apreendidos, em média, quatro mil animais das mais variadas espécies em Santa Catarina. Estes animais são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis, onde são atendidos, avaliados, reabilitados e encaminhados para soltura em sua maioria.

Fonte: Governo do Estado de Santa Catarina