Search

Anuncie

(21) 98462-3212

6 Coisas que os gatos odeiam

Quem tem um gato como pet já sabe bem do que ele gosta: ter comida e água fresca sempre disponível em seus potinhos, uma coçada gostosa debaixo do queixo, brincar com ele (mas sem incomodá-lo muito, principalmente nos momentos de descanso) …

Agora, quando o bichano odeia algo, ele deixa isso bem claro com seus comportamentos. E pode ter certeza: há muitas coisas que fazemos no dia a dia com nossos felinos e eles não curtem – e nem nos damos conta. Pois é, os gatos têm uma personalidade única e preferências bem definidas. Por isso não é aconselhável ignorar o comportamento nem as queixas de seu bichano de estimação, pois muitas das demonstrações de insatisfação envolvem a sua saúde e bem-estar.

A seguir, analisamos seis coisas que os gatos odeiam, e você que tem um pet felino deve evitar em sua rotina para oferecer uma ótima qualidade de vida – e garantir o bom humor do seu bichano.

Felinos são animais muito higiênicos e não suportam caixa de areia suja. Fotos: Canvas

HIGIENE INADEQUADA

Os felinos são animais muito limpos que costumam dedicar várias horas do dia à higiene pessoal. A limpeza inadequada em seu ambiente é uma das coisas que os gatos mais odeiam e que pode prejudicar seriamente sua saúde. Por isso, confira algumas dicas básicas para proporcionar uma higiene ideal ao seu bichano:

-Colete fezes e urina da caixa de areia diariamente com a ajuda de uma pá.
-Higienize a caixa de areia do seu peludo pelo menos uma vez por semana, lavando com água e sabão. O uso de produtos corrosivos ou irritantes não é recomendado, pois podem causar alergias e afetar as mucosas do felino. Há desinfetantes específicos para ambientes com pets à venda nas lojas.
-Sempre coloque a caixa de areia em um local distante da área de descanso e alimentação do gato. De preferência, coloque-a em um local bem ventilado e com boa iluminação.
-Ensine o gato ainda filhote a usar uma caixa de areia. E não a fazer as necessidades ao ar livre, no quintal.

AROMAS CÍTRICOS

Para nós, o aroma cítrico pode ser muito agradável. No entanto, as frutas cítricas estão entre os piores alimentos para os gatos e seu aroma é extremamente repulsivo para eles.

Embora percebamos sabores ácidos, esse tipo de alimento também não agrada ao paladar dos gatos, pois eles tendem a reagir a eles naturalmente. Esta é provavelmente uma capacidade adaptativa que é desenvolvida pelo organismo, já que as frutas cítricas (laranja, limão, laranja lima, tangerina e etc.) podem causar sérios problemas digestivos, como diarreia e vômito.

Qualquer mudança repentina na rotina ou no ambiente afetará o comportamento do felino

MUDANÇAS NA ROTINA E NO AMBIENTE

Os gatos apreciam muito a manutenção dos seus hábitos no dia a dia, para que se sintam seguros no seu ambiente.

Qualquer mudança repentina na rotina ou no ambiente do seu gato provavelmente afetará negativamente sua saúde e comportamento, podendo estressá-los e até torná-los agressivos com os membros da família. Por isso, alterações devem ser feitas de forma gradual, respeitando os tempos de adaptação de cada gato.

EXPOSIÇÃO DESNECESSÁRIA À ÁGUA

A menos que seu felino seja uma das raças que adora água, uma das coisas que seu gato odeia é a exposição direta ao líquido. Esta relação peculiar com a água é uma das características mais emblemáticas dos bichanos.

Alguns gatos podem se adaptar ao banho regular ou, idealmente, você pode usar métodos de banho seco para limpar seu gatinho. Em pet shops é possível encontrar produtos para “banho a seco”, e você também pode ajudá-lo a se manter com a pelagem impecável com escovações frequentes.

Barulhos altos incomodam os felinos

BARULHOS ALTOS

Os gatos têm sentidos realmente privilegiados e sua audição é muito mais poderosa do que a nossa. Portanto, barulhos altos e estímulos violentos são algumas das coisas que um gato odeia.

Um ambiente positivo é essencial para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional de cada felino. Isso significa que você deve fornecer um lugar positivo e tranquilo, onde seu gato encontre as condições ideais para se sentir seguro e amado.

DEMONSTRAÇÕES DE CARINHO MUITO HUMANAS

Os gatos possuem uma linguagem própria, que não é regida pelos mesmos códigos que os dos humanos. O comportamento social dos felinos não inclui demonstrações humanas de afeto, como abraços intensos ou beijos. Aliás, esse tipo de atitude costuma ser desconfortável para um gato, que provavelmente vai querer fugir. Claro, há exceções.

Fique tranquilo, pois o felino não se mostra assim porque não ama seu tutor. Mas é simplesmente porque ele não entende essa atitude como um sinal de carinho. Essa demonstração de afeto tão intensa dos humanos faz com que ele se sinta preso por não poder se mover livremente.