Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Peixe betta feliz e ativo: a importância do enriquecimento ambiental

O ideal para o peixe betta é um aquário de pelo menos 15 litros e com enriquecimento ambiental.
Foto: Canva.com

O betta (Betta splendens) é um peixe que pouco se movimenta no aquário (existem exceções). É da sua natureza. Acontece que, em alguns casos, problemas podem aparecer em função de um manejo inadequado e da falta de estímulos ambientais.

“Primeiramente, muitas pessoas costumam acomodar o bichinho em recintos absolutamente pequenos (chamados beteiras), apenas um quadrado de vidro com um pouquinho de água, e acham que ele pode viver bem assim. O que já é um obstáculo para o betta se movimentar, devido a falta de espaço, e é um grande fator de estresse. Quanto mais espaço, melhor para a qualidade de vida do animal. Um aquário de pelo menos 15 litros seria o ideal, além de oferecer enriquecimento ambiental”, observa o biólogo Maurício Terra Júnior.

Para manter o betta estimulado, é possível criar um ambiente que proporcione entretenimento e bem-estar. Vamos às dicas:

Túneis e cavernas

Que tal fornecer ornamentos como túneis naturais de troncos e cavernas para o seu peixe betta explorar? Há muitas opções nas pet shops e lojas de aquarismo. Apenas certifique-se de que as decorações não tenham bordas afiadas e que todos os buracos sejam grandes o suficiente para o betta passar sem ficar preso.

Ao se deparar com sua imagem refletida no espelho, o betta mostra todo seu esplendor. Foto: Pixabay

Exercício com espelho

O beta deve ser estimulado diariamente, pelo menos três vezes ao dia, com um pequeno espelho diante dele para que possa visualizar a sua imagem e achar que é outro macho. Esse tipo de estresse é positivo e, além de ajudar no desenvolvimento do corpo e estimular a coloração, ajuda nas funções orgânicas. Ao ver seu próprio reflexo, a maioria dos bettas reage alargando suas guelras, alongando suas nadadeiras e fazendo com que seus corpos pareçam tão grandes e intimidadores quanto possível. Há modelos de espelhos flutuantes específicos para exercitar o betta nas pet shops.

Alimentos vivos

Como na natureza os peixes betta são carnívoros caçadores, eles passam muito tempo procurando insetos, larvas, ovos de insetos, pequenas presas que costumam ficar na superfície da água e outros minúsculos animais aquáticos para comer. Embora as rações floculadas para a espécie sejam uma boa opção de alimentação básica diária, geralmente não há muito desafio em “pegar os flocos de comida”. Experimente fazer seu peixe betta aplicar suas habilidades de caça, oferecendo uma variedade de alimentos vivos. Você pode comprar e até cultivar alguns em casa, como artêmias, dáfnias, larvas de mosquito, enquitreia e larvas de drosófila… Hummm, delícia (para eles, é claro!)! Sirva alimento vivo uma vez por semana e você vai perceber como ele fica muito mais motivado.

Coloque plantas, pedras e ornamentos como túneis naturais de troncos e cavernas para o betta explorar. Foto: Canva.com

Plantas no aquário

Os bettas são encontrados originalmente em águas rasas com muita vegetação densa. Sendo assim, por que não dar ao seu amiguinho aquático uma floresta verdejante para chamar de lar? As plantas vivas não só ajudam a purificar e oxigenar a água do aquário, como também fornecem um ambiente mais bonito e natural para que eles possam explorar.

Entre as opções de plantas, você pode utilizar: a samambaia de Java, que tem folhas compridas e grossas e é de fácil manutenção; anúbias; marimo moss ball, que é uma espécie de alga de aspecto ‘fofo; amazonense e vallisneria.

Aquário comunitário

É comum o betta ter um comportamento agressivo e territorialista perante outros peixes betta machos. Mas, com outros peixes em um aquário grande ou tanque, ele consegue se adaptar e viver em comunidade. Outras espécies no recinto fornecem uma atividade emocionante para observar, estabelecer hierarquias sociais e competir com os rivais durante as refeições. No entanto, devido ao temperamento do betta em relação à sua espécie, evite outros peixes com barbatanas coloridas e esvoaçantes. Os lebistes, por exemplo, que se assemelham ao betta com suas caudas coloridas e grandes, costumam ser perseguidos por eles. Já corydora, tetra neon, tetra foguinho, cobrinha Kuhli, rasbora arlequim e os limpa-vidros são algumas espécies compatíveis. Mas fique sempre de olho e monitore o comportamento deles no aquário. Estresse prolongado e brigas podem deixar os peixes doentes e até levá-los à morte.

Leia mais: Ciclídeos mostram quem manda no aquário