Existem aproximadamente 1,22 bilhões de bois e vacas no planeta e 800 raças diferentes, segundo dados da Food and Agriculture Organization (FAO). A maioria de nós consome carne bovina ou laticínios que provém desses ruminantes – mamíferos herbívoros que se caracterizam por mastigar novamente o alimento que retorna do estômago. Mas, poucas pessoas conhecem de fato como são esses animais, tão sociais, inteligentes e, sim, sensíveis.
Listamos a seguir alguns fatos pra lá de curiosos sobre as vacas.
Mastigam 8 horas por dia
As vacas passam cerca de oito horas comendo pasto (inicialmente é apenas engolindo), oito horas ruminando (mastigando e remastigando o bolo alimentar) e o tempo restante descansando. Por passarem tanto tempo mastigando, também produzem muita saliva: são quase 200 litros por dia.
Podem correr a 40 km/h
As vacas podem correr a uma velocidade de até 40 km por hora e chegam a dar pulinhos pelo pasto quando estão muito animadas.
São boas nadadoras
Pode não parecer com todo aquele tamanho e robustez, mas as vacas são boas nadadoras. E também incansáveis. São capazes de atravessar águas profundas de lagos, córregos, rios e outros corpos de água na migração em busca de um pasto. A maioria delas nada com a cabeça fora d’água.
Têm um campo de visão de 330 graus
Outro fato pouco conhecido é que as vacas têm uma visão panorâmica de 330 graus, muito mais ampla que a dos humanos. Esses animais também podem distinguir cores e enxergam até quatro vezes melhor do que um ser humano em condições de baixa luminosidade, já que a maioria dos ruminantes possui uma cobertura reflexiva no fundo dos olhos que atua como intensificador da luz.
Olfato poderoso: podem detectar odores a 10 km de distância
O olfato das vacas é um dos mais aguçados do reino animal. Com cerca de 1.186 receptores olfativos presentes em seu focinho, elas podem detectar odores que estão a 10 km de distância.
São inteligentes e têm boa memória
As vacas possuem uma boa memória e são inteligentes: podem aprender seu nome e respondem quando chamadas. Elas podem recordar acontecimentos durante um longo período de tempo e ter memória dos locais onde há comida ou água, bem como onde deixaram a cria enquanto pastavam. Estudos também já comprovaram que esses ruminantes aprendem a ficar longe do que pode lhes causar dor, como cercas elétricas, ou de pessoas que lhe causam maus-tratos. A memória também permite que as vacas possam manter amizades ao longo da vida ou se tornar inimigas e desconfiar daqueles que as maltrataram ou prejudicaram sua família.
Sabem diferenciar sabores
O paladar das vacas é aguçado e pode diferenciar os sabores salgado, doce, amargo e azedo. Elas evitam comidas amargas, pois associam a uma maior probabilidade de o alimento ser tóxico, e preferem o sabor doce, o que pode estar relacionado à quantidade de calorias que precisam.
Adoram música
Sim, as vaquinhas adoram ouvir música. Faça uma rápida busca na internet e você facilmente encontrará adoráveis vídeos de vacas apreciando uma boa serenata.
A vaca mais velha viveu 49 anos!
As vacas podem viver entre 15 e 25 anos. Big Bertha, a vaca mais velha já registrada, viveu até os 49 anos! O animal nasceu no dia 17 de março de 1945 e viveu até 31 de dezembro de 1993. Big Bertha entrou para o Guinness Book – o Livro dos Recordes – em duas ocasiões: uma pelo seu tempo de vida com registro comprovado e outra pelo maior número de crias no período (pariu 39 bezerros).
Gostou dessas curiosidades? Bem, a melhor forma de proteger as vacas e outros animais que são criados para alimentação, vestuário e outros fins é evitar comer carne, leite e derivados – ou adotar uma dieta vegana. Assim como abolir o consumo de produtos de couro natural.
Por MB.
Leia mais: Curiosidades sobre o sapo-cururu, um gigante entre os anfíbios
Leia mais: Jacutinga: ficha técnica e curiosidades sobre essa ave da família dos cracídeos
Leia mais: Morsa: curiosidades sobre esse animal marinho com bigodes e grandes presas