Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Camarão Red Crystal: muita cor no aquário

O Red Crystal possui tons de vermelho e branco brilhantes, geralmente dispostos em listras. Fotos: Canva

Esse simpático camarão de água doce é o Red Crystal (Caridina sp), também chamado de Red Bee. A razão do nome vem de sua cor vibrante característica, obtida com um extenso processo seletivo de reprodução, tal como ocorre com alguns peixes ornamentais, como Bettas e Lebistes. A maioria apresenta tons de vermelho e branco brilhantes, geralmente dispostos em listras. É uma espécie única, portanto, não sendo encontrada na natureza.

O Red Crystal tem sua origem no Japão, no final dos anos 1980. É muito ativo, pacífico e um comedor de algas por excelência, sendo ideal para habitar aquários plantados. Mas é, também, muito sensível, exigindo bastante atenção do aquarista para mantê-lo saudável.

Características e comportamento

Não se preocupe quanto à agressividade do Red Crystal, pois ele se dá bem com qualquer companheiro de aquário. Você deve ter cuidado mesmo é com os peixes que vão dividir o espaço com ele, para que não tentem comê-lo. O camarão Crystal Red tem apenas 2,5 cm a 4,5 cm de comprimento quando adulto. Por ser pequeno e com coloração brilhante, pode ser o alvo de peixes maiores.

Ele pode ser mantido com outros camarões anões e sempre se mantém ocupado. No aquário, pode ser visto o tempo todo rastejando no substrato, investigando plantas e procurando comida.

As fêmeas são visivelmente maiores do que os machos. Elas têm abdômen mais profundo e cauda mais larga para cuidar dos filhotes. Ah, eles também se reproduzem com certa facilidade e os filhotinhos são tão coloridos quanto os seus pais.

A espécie realiza trocas de carapaças regulares, substituindo a casca antiga porque estão sempre crescendo. Por isso, não se assuste se ver uma casca vazia no fundo do aquário, é algo normal. E a deixe por lá, pois ela será devorada por outros camarões ou peixes. Uma nova carapaça é formada logo depois.

Esses invertebrados não destroem plantas saudáveis: preferem comer restos vegetais ou algas

Parâmetros da água do aquário

O Red Crystal é muito vulnerável às más condições da água, bem mais até do que os peixes ornamentais em geral. Isso significa que água limpa é obrigatória para a espécie prosperar. Não pode haver amônia e nitrito.

A temperatura ideal é de 20°C a 22°C, o pH varia de 5.5 a 6.5 e a iluminação do aquário não deverá ocorrer 24 horas por dia.

Alimentação

A dieta não é muito diferente dos demais camarões comedores de alga. Por isso, um aquário plantado garante uma alimentação melhor ao Red Crystal – além do mais, as plantas também lhe fornecem abrigo. Esses invertebrados não destroem plantas saudáveis: preferem passar o dia vasculhando o recinto em busca de restos vegetais ou algas.

Mas, além disso, é importante alimentá-los diariamente. Podem ser oferecidas, além da ração para camarões (há comidas específicas para a espécie no mercado pet, geralmente na forma de pó ou grânulos), pastilhas de alga (wafers), folhas de espinafre levemente fervidas e outros pedaços de vegetais escaldados, como abobrinha, brócolis e pepino.

Por MB.

Leia mais: Aquarismo: manter o pH da água em equilíbrio é fundamental

Leia mais: Espécies de plantas de aquários de água doce ideais para iniciantes