Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Aquarismo: manter o pH da água em equilíbrio é fundamental

O pH indica o grau de acidez ou alcalinidade da água do aquário. Fotos: Pixabay

Antes de escolher os peixes que irão habitar o aquário, é preciso saber que eles vão influenciar o valor de pH da água (grau de acidez ou alcalinidade). Valores abaixo de 7,0 indicam pH ácido e números maiores que este indicam água alcalina. “Quando há um equilíbrio entre as substâncias ácidas e alcalinas. têm-se pH neutro (7,0), explica Bárbara Brandão, especialista em aquariofilia. “O pH deve ser verificado pelo menos uma vez por semana, com o uso de substâncias apropriadas”, destaca.

Na maioria das residências, a água das torneiras tem pH próximo a 7,0 (com pequenas variações para mais ou para menos). “Para mantê-lo estável, é necessário o uso de corretivos (alcalinizante ou acidificante), ter cuidado com o que se coloca dentro dos aquários (enfeites, pedras, troncos, plantas, cascalho) e manter uma boa filtragem”, explica Bárbara.

Dureza da água indica concentração de sais, cálcio e magnésio

Outro fator importante é a Dureza Total (GH) da água, que é determinada pela concentração de diversos sais, principalmente sais de cálcio e magnésio. Quanto maior a concentração destes sais, diz-se que a água é mais ‘dura’. Uma concentração baixa indica uma água ‘mole’. A Dureza influencia ua série de funções orgânicas dos peixes. Já a Dureza em Carbonatos (KH) indica a concentração de bicabornatos de cálcio e magnésio. A Dureza em Carbonatos está intimamente relacionada ao pH, pois indica a capacidade tampão da água, ou seja, a maior ou menor resistência em alterar o pH.

Antes da montagem do aquário, deve-se levar em consideração algumas questões, se há um local adequado para sua colocação, quanto se pretende gastar, a instalação e que tipo de organismo (peixes e invertebrados) são mais indicados. A especialista aconselha primeiro preparar um bom sistema de filtragem, de acordo com o volume de água do aquário a ser montado (altura, x comprimento x largura = volume).

Depois é fundamental procurar saber se o cascalho que será usado poderá alterar o pH e não esquecer o uso do anticloro. “É muito importante para o leigo obter as informações necessárias de um profissional experiente, o que levará à montagem correta do aquário e uma melhor qualidade de água para os peixes”, explica.

O controle do pH deve ser feito com produtos específicos

DICAS

ÁGUA VERDE. Pode ser excesso de luz natural ou necessidade de inclusão de outros peixes que comem as algas.

ÁGUA SUJAR RAPIDAMENTE. Pode haver problemas com o sistema de filtragem ou alimento em excesso para os peixes.

PEIXES NA SUPERFÍCIE. Quando isso ocorre, é preciso verificar se o compressor funciona adequadamente ou se há entupimento da mangueira.

*

Leia mais: Ciclídeos mostram quem manda no aquário

Leia mais: Deixe seu peixe betta feliz enriquecendo seu ambiente e exercitando-o!

Leia mais: Futebol no aquário: estimule seus peixes!

Leia mais: Corais e rochas vivas proporcionam mais vida no aquário marinho

Leia mais: Espécies de plantas de aquários de água doce ideais para iniciantes