Anuncie

(21) 98462-3212

E-mail

comercial@meusbichos.com.br

Corais e rochas vivas proporcionam mais vida no aquário marinho

Os corais têm pólipos que abrem e fecham para captar alimentos. Fotos: Canva.com

Existem milhares de espécies marinhas que podem ser criadas no aquário. Mas, para muitos aquariofilistas, manter uma criação de corais e rochas vivas pode ser ainda mais desafiador e fascinante.

“Apesar de bastante resistentes, a manutenção é mais trabalhosa e requer dedicação. Trata-se de um sistema complexo, que inclui peixes e plantas. Por isso são necessários cuidados especiais de iluminação, limpeza e alimentação”, explica o biólogo André Marcelo Torres.

Os corais são organismos vivos agregadores, constituídos de vários pólipos (microorganismos). Quando crescem, esses pólipos formam colônias, que acabam servindo de abrigo, alimento e proteção para uma variedade de organismos vivos. Dividem-se em corais duros, com uma massa calcária maior, que recobre e protege todo o organismo do coral, e corais moles, que possuem uma estrutura de cálcio somente na base, deixando o coral bastante aparente.

As rochas vivas e os corais abrigam uma variedade de microorganismos

Filtragem biológica

Já as rochas vivas servem de base da filtragem biológica do aquário marinho. Todas elas têm base calcária. “Além da ornamentação, elas abrigam peixes e outros animais como pequenas poliquetas, microalgas e esponjas que ajudam na manutenção do equilíbrio biológico”, diz o aquarista Rubens Belo.

Os microorganismos que vivem nos corais e rochas se alimentam de nutrientes que são colocados na água do aquário, como minerais (cálcio, molibidenio, etc.), microcrustáceos e organismos unicelulares, como algas, bactérias e protozoários. E quanto mais iluminado o aquário, melhor. Dê preferência às lâmpadas tudo fluorescentes de espectro luminoso azul (VHO).

Leia mais: Ciclídeos mostram quem manda no aquário

Leia mais: Deixe seu peixe betta feliz enriquecendo seu ambiente e exercitando-o!

Leia mais: Futebol no aquário: estimule seus peixes!

Leia mais: Saiba controlar o pH da água do aquário

Leia mais: Espécies de plantas de aquários de água doce ideais para iniciantes