Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Corais e rochas vivas proporcionam mais vida no aquário marinho

Os corais têm pólipos que abrem e fecham para captar alimentos.
Foto: Marcelo Kato/Pixabay

Existem milhares de espécies marinhas que podem ser criadas no aquário. Mas, para muitos aquariofilistas, manter uma criação de corais e rochas vivas pode ser ainda mais desafiador e fascinante.

“Apesar de bastante resistentes, a manutenção é mais trabalhosa e requer dedicação. Trata-se de um sistema complexo, que inclui peixes e plantas. Por isso são necessários cuidados especiais de iluminação, limpeza e alimentação”, explica o biólogo André Marcelo Torres.

Os corais são organismos vivos agregadores, constituídos de vários pólipos (microorganismos). Quando crescem, esses pólipos formam colônias, que acabam servindo de abrigo, alimento e proteção para uma variedade de organismos vivos. Dividem-se em corais duros, com uma massa calcária maior, que recobre e protege todo o organismo do coral, e corais moles, que possuem uma estrutura de cálcio somente na base, deixando o coral bastante aparente.

As rochas vivas e os corais abrigam uma variedade de microorganismos. Foto: Pixabay

Filtragem biológica

Já as rochas vivas servem de base da filtragem biológica do aquário marinho. Todas elas têm base calcária. “Além da ornamentação, elas abrigam peixes e outros animais como pequenas poliquetas, microalgas e esponjas que ajudam na manutenção do equilíbrio biológico”, diz o aquarista Rubens Belo.

Os microorganismos que vivem nos corais e rochas se alimentam de nutrientes que são colocados na água do aquário, como minerais (cálcio, molibidenio, etc.), microcrustáceos e organismos unicelulares, como algas, bactérias e protozoários. E quanto mais iluminado o aquário, melhor. Dê preferência às lâmpadas tudo fluorescentes de espectro luminoso azul (VHO).

Leia mais: Ciclídeos mostram quem manda no aquário

Leia mais: Deixe seu peixe betta feliz enriquecendo seu ambiente e exercitando-o!

Leia mais: Futebol no aquário: estimule seus peixes!

Leia mais: Saiba controlar o pH da água do aquário

Leia mais: Espécies de plantas de aquários de água doce ideais para iniciantes