Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Insolação nos pets: sinais e cuidados

Fraqueza muscular e perda de equilíbrio são sinais de insolação. Fotos: Canvas

Com os termômetros marcando altas temperaturas, surge uma preocupação comum: como evitar a insolação nos bichos de estimação. Este problema pode afetar qualquer animal, embora os cachorros sejam os mais propensos a sofrer com isso, principalmente porque a forma de regular sua temperatura corporal é diferente da nossa. Portanto, é necessário estar muito atento ao seu perigo e ao risco que representa para a vida do pet.

Todos os animais precisam ter água fresca à disposição em tempo integral. Principalmente em dias quentes, pois além de permitir o transporte de nutrientes para o corpo e o transporte de resíduos através da urina, a água regula a temperatura corporal. Caso não ocorra o fornecimento adequado, os animais podem ficar desidratados.

Para evitar o distúrbio devido à exposição a altas temperaturas, é necessário fornecer ao pet um local de descanso livre de riscos: que tenha sombra e clima fresco.

Se você tem o costume de levar o pet em suas saídas de carro, é sempre bom lembrar o quão perigoso é para os cães passarem algum tempo sozinhos no veículo, principalmente em dias quentes. Alguns minutos podem ser letais.

No caso de pássaros e roedores, também é perigoso deixá-los em uma varanda ou perto de uma janela em pleno sol escaldante. Nem mesmo em uma gaiola ao lado de uma vidraça que receba luz solar direta no verão.

Felizmente, existem vários acessórios que ajudam a refrescar o pet e reduzir os efeitos do calor. É o caso, por exemplo, dos tapetes de refrigeração para animais. Em áreas muito quentes podem ter dois em diferentes partes da casa. Tem também os bebedouros que mantêm a água limpa e os bebedouros automáticos que a resfriam com circulação.

Para evitar queimadura nas patas com asfalto quente, os passeios devem ser antes das 10h e após 16h

Cuidado com os passeios nos dias quentes

Uma das medidas para evitar que um cachorro sofra insolação é não levá-lo para passear no meio do dia. Especialmente na cidade. O asfalto imediatamente fica muito quente e queima as almofadas dos cães. Faça o teste: se você encostar as costas da sua mão no asfalto quente e não aguentar cinco segundos, pense que essa é a condição que o seu cão vai enfrentar – imagina o sofrimento desnecessário?

Além disso, no verão não se esqueça de levar água durante os passeios e oferecê-la ao seu cão com frequência. Você deve fazer esses passeios nas horas mais frescas do dia: antes das 10h e após 16h.

Sinais de que seu animal está com insolação:

Respiração rápida ou ofegante, com aumento da salivação
Aumento da frequência cardíaca
Fraqueza muscular e perda de equilíbrio
Tremores
Vômito
Coloração azulada da mucosa e gengivas

Aumento da temperatura corporal para mais de 42°C , levando em consideração que o nível médio ideal em cães é de 38 a 39°C.

Nos casos em que a insolação no animal é grave, podem aparecer os seguintes sintomas:

Perda de consciência
Sangramento
Insuficiência renal
Dano cerebral
Falha em vários órgãos

Dê água fresca ao pet com insolação para se hidratar. Ele deve beber aos poucos

O que fazer se meu pet apresentar sinais de insolação?

Se você notar algum desses sintomas, mantenha a calma, mas aja rapidamente. Ligue imediatamente para o veterinário e siga as suas instruções. Neste meio tempo, há algumas ações que você pode fazer para tentar aliviar a insolação no pet:

-Coloque panos molhados em água fria (não gelada!) nas axilas, barriga e entre as pernas do animal. Mas atenção: não o cubra com toalhas, não o banhe com água gelada ou coloque gelo nele, a menos que seja orientado pelo veterinário.

-Dê água fresca (e não gelada!) ao seu pet para se hidratar, desde que ele esteja em condições de beber. Mas não deixe que ele beba toda a água de uma só vez. Ele deve beber aos poucos e com calma até chegar ao veterinário.

Ao chegar na clínica veterinária, descreva detalhadamente o episódio ocorrido com seu pet.

Outras medidas que ajudam a prevenir a insolação nos animais:

Mantenha a casa fresca e ventilada. Mas tenha cuidado com os ventiladores, eles podem ser perigosos para alguns animais de estimação (calopsitas livres no ambiente, por exemplo).

Coloque a comida e a água do pet em um local fresco da casa. Disponibilize pelo menos dois potes de água.

Se você viajar de carro com seus animais no verão, sempre leve água fresca, mantenha o ar-condicionado ligado e leve uma toalha.

Nunca deixe o animal no carro ou em um espaço pequeno sem ventilação adequada.

Não faça exercícios intensos nas horas mais quentes.

No caso dos pássaros, disponibilize banheirinhas com água para eles se banharem.

Lembre-se: a insolação nos animais de estimação é uma situação importante e delicada que você não pode deixar passar. Aja imediatamente se ele apresentar qualquer dos sintomas mencionados e leve-o periodicamente ao veterinário para um check-up completo.

Texto sob supervisão do veterinário Ernani de Castilho.

Leia mais: O calor é propício para a infestação de pulgas e carrapatos

Leia mais: Cães respiram ofegantes, mas quando se intensifica demais, indica problemas