Search

Anuncie

(21) 98462-3212

O primeiro banho do gato

O banho nos gatos pode fazer parte da rotina de higiene e cuidados. Fotos: Canvas

A maioria dos gatos não é não muito chegada a um banho, embora sejam os animais de estimação mais limpos. Eles estão naturalmente habituados a se manter arrumados com a língua, que os ajuda a remover os pelos mortos e soltos e toda a sujeira ali acumulada. Mas será que por isso o banho nos felinos não é necessário?

A resposta é que realmente não é necessário banhá-los com água e sabão se eles vivem dentro de casa. Mas, às vezes é necessário por estarem excessivamente sujos. Todavia o banho pode simplesmente fazer parte da rotina de higiene e cuidados. Gatos de pelos longos, por exemplo, como o maine coon, precisam de cuidados mais frequentes com o pelo e escovações diárias.

Primeiros passos

Para tornar o banho uma experiência agradável para os gatinhos – seja debaixo do chuveiro ou no pet shop -, o ideal é introduzi-los a essa rotina desde filhotes e que eles associem a algo bom e relaxante. Uma banheira de bebê ou uma grande bacia de plástico forrada com tapete antiderrapante para que não escorregue são ideais para este momento. E atenção: não molhe a pelagem do bichano antes que ela esteja totalmente desembaraçada.

Coloque o animal em uma banheira e não molhe a sua cabeça, especialmente as orelhas

Cuidados indispensáveis

Coloque com calma o gato na água morna e molhe-o progressivamente com o jato de ducha no mínimo de sua pressão. Encoraje-o, de tempos em tempos, usando um tom suave e doce de voz para que ele não se sinta assustado. Carinho e paciência são fundamentais. Não force o animal nem o puna se ele manifestar um nítido horror à água. Uma outra pessoa o auxiliando pode ser útil se o gato se mostrar muito nervoso.

Durante o banho, não molhe a cabeça do animal, especialmente as orelhas, e segure-o com firmeza. Após a primeira aplicação de xampu específico para gatos, lave-o cuidadosamente. Repita a operação se a pelagem estiver muito suja. Quando terminar, envolva-o bem com uma toalha para absorver o líquido antes de secá-lo com o pano. Em seguida, para uma secagem perfeita, use um secador silencioso e na temperatura mais baixa, sem aproximá-lo muito do bichano.

Quando terminar, envolva-o bem com uma toalha

Diferentemente dos cães, os gatos não precisam ser banhados com frequência. A cada três meses é mais do que suficiente. Pode não ser uma tarefa das mais fáceis, especialmente nas primeiras vezes, pois eles podem resistir. Mas, tendo muito carinho e paciência, tudo se torna mais agradável. Agora, para aqueles bichanos que não aceitam se molhar de jeito algum, existem xampus secos específicos nas pet shops, além de lenços umedecidos.

Depois de todas as dicas para dar banho no seu gato, não se esqueça também de pentear e escovar periodicamente a pelagem do felino. E lembre-se de levar seu pet a uma visita ao veterinário, para ele checar a saúde de seu animal de estimação.

Leia mais: Como lidar com gatos hiperativos?

Leia mais: Entenda por que muitos gatos escalam árvores e não conseguem descer

Leia mais: Quais alimentos são perigosos para gatos?