Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Papagaio falante: como treinar seu lôro

Na natureza, os papagaios imitam os chamados de outros membros de seu bando. Fotos: Canva.com

Os papagaios são psitacídeos (família de aves de bico curvado, da qual fazem parte as calopsitas, araras e periquitos, entre outras) muito queridos e populares em todo o mundo. Uma das razões pelas quais esses pássaros são tão encantadores é porque eles podem imitar sons.

Na natureza, eles imitam os chamados de outros membros de seu bando, o que lhes permite se comunicar sobre coisas importantes, como comida e a presença de perigo. Na verdade, ao contrário de outros pássaros que conhecem seus chamados sem serem ensinados, os papagaios sabem e aprendem por imitação. Eles também imitam os chamados de outros animais, o que serve de defesa contra predadores. Por exemplo, se uma cobra estiver se aproximando, eles podem imitar o chamado de um falcão, assustando a cobra.

Em casa, criados como pets, os papagaios podem reproduzir os sons de um telefone tocando, um aspirador de pó zumbindo, água escorrendo, a campainha tocando e outros barulhos. Claro, eles também podem imitar a fala humana com desenvoltura.

Confiança, determinação e paciência

Ensinar o lôro a falar depende de confiança, determinação e paciência. Portanto, é muito importante que o tutor crie um vínculo com seu papagaio de estimação antes de começar a ensinar a primeira palavra. “Seu pet de penas precisa confiar totalmente em você antes de dar início a essa interação e isso poderá levar um pouco de tempo”, destaca o biólogo Flávio Fialho.

Treinos curtos

“Comece o treinamento com uma única palavra, curta e simples, como “olá”, “oi” e “lôro”. Repita várias vezes ao dia, por 10 a 15 minutos. Em geral, entre 30 a 60 dias após o início das lições, a ave começará a pronunciá-la”, ensina Flávio.

Outra maneira de ensinar é por associação. “Diga ‘bom dia’ ao acordar, ‘boa noite’ ao apagar das luzes e com o tempo a ave repetirá a expressão correspondente com a situação”, garante o biólogo.

Recompense e elogie seu papagaio quando ele conseguir reproduzir uma palavra ou frase

A seguir vão mais algumas dicas para você ensinar seu papagaio a falar (e ele aprender!):

-As aulas diárias nunca devem ultrapassar 10-15 minutos. Exceder esse tempo não adiantará nada, somente deixará ambos entediados.

-Fique sozinho com seu papagaio, em um ambiente calmo, sem barulhos. Tente não ser interrompido ou incomodado.

-Desligue a TV e o rádio durante os treinos.

-Aves jovens aprendem mais rápido, mas os papagaios mais velhos também aprendem a reproduzir sons. Basta dedicar mais tempo e paciência.

-Comece com palavras e sons simples, como seu nome.

-Você também pode associar palavras a certas ações específicas. Por exemplo, você acena com a mão na frente do papagaio toda vez que fala “olá”, “oi” ou “tchau”. Outro exemplo: ao cobrir sua gaiola ou apagar a luz você pode dizer “boa noite”.

-Não tente ensinar dois papagaios a falar ao mesmo tempo. Você não conseguirá.

As aulas não têm prazo determinado de tempo. Podem durar um mês, meses, ou mais de um ano. Depois de a ave pronunciar a primeira palavra, aprenderá o resto com muito mais facilidade.

-Utilize diferentes tons de voz, pois soará mais agradável ao papagaio e por isso ele estará mais disposto a reproduzir esses sons.

-Certifique-se de repetir as mesmas palavras que deseja que seu lôro diga várias vezes ao dia.

USE REFORÇO POSITIVO

Recompense e elogie seu papagaio quando ele conseguir reproduzir uma palavra ou frase que você deseja. Este reforço positivo faz maravilhas. Esses psitacídeos tendem a responder muito bem a esses estímulos ou recompensas.

Portanto, dê um petisco quando ele começar a responder, pois vai motivá-lo a continuar fazendo isso. Dê a ele um pedaço de fruta, um vegetal ou outro agrado que ele gosta muito.

Os papagaios criam vínculos muito fortes com os tutores e demonstram o mesmo nível de carinho que outros animais de estimação, como cães e gatos. Essas aves são muito divertidas com suas piruetas escaladas, brincadeiras e danças (sim, eles também se animam com música). Com o tempo, além de ensinar seu pet de penas a falar, você também poderá ensinar truques como apertar a campainha, achar e pegar objetos, se deitar, subir e descer escadas e etc.

Para finalizar, é sempre importante reforçar: papagaios são aves silvestres e para ter um como pet aqui no Brasil, a ave deve ser adquirida somente de criadouros autorizados pelo Ibama. Jamais compre aves em feiras livres ou comércio ilegal!

Leia mais: Como alimentar um papagaio?

Leia mais: Agapórnis, o pássaro do amor