Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Saiba por que seu gato ‘enlouquece’ à noite

O pico de atividade dos gatos é crepuscular, ocorrendo geralmente no início da manhã e no final da tarde. Fotos: Canvas

Após um longo dia de trabalho, você chega em casa e é recebido com carinhosas esfregadas na perna de seu gato de estimação. A noite está avançando e seu bichano ainda está cheio de energia. Eis que chega a hora de dormir, você vai para a cama com vontade de relaxar e então seu gato entra em ação no modo turbo: ‘do nada’ ele começa a correr e, num piscar de olhos, lá está ele tentando caçar alguma presa imaginária pendurada nas cortinas. Pula para lá e para cá nas suas cobertas e faz de um tudo para chamar sua atenção.

Bem, se às vezes isso acontece com você e seu pet, não é motivo de preocupação: a primeira coisa a entender é que os gatos são noturnos por natureza.

O pico de atividade dos bichanos é crepuscular, ocorrendo geralmente no início da manhã e no final da tarde. No entanto, o fato de seu gato ser mais ativo à noite também é consequência da falta de atividade durante o dia, enquanto você não está trabalhando ou descansando em casa. Por esse motivo, seu gato costuma passar o dia inteiro dormindo e é justamente quando você chega em casa que o dia começa para ele. Então o meio da noite equivale ao meio do dia.

Levando isso em consideração, você não deve se preocupar se o seu bichano começar a correr freneticamente de vez em quando pela casa. O que ele está fazendo é, simplesmente, liberar o excesso de energia que acumulou por meio de atividades físicas explosivas e simulação de táticas de caça.

Uma das soluções é instalar ‘playgrounds’ que os estimulem a saltar

Comportamento ‘elétrico’ rotineiro

Os “ataques de insanidade” repentinos nos felinos são conhecidos como zoomies ou Períodos Frenéticos de Atividade Aleatória (da sigla FRAPs, em inglês). Os gatos não são os únicos a experimentar esses episódios, podendo ocorrer assim com os cães e outros mamíferos.

Portanto, a melhor solução para que o seu gato de estimação não fique tão inquieto durante a noite é aumentar o seu nível de atividade durante o dia, para que ele se canse e queira dormir à noite.

Para isso, é importante que você crie um ambiente que o estimule a gastar energia.

Se você tem apenas um gato, outra opção é adotar um ou mais companheiros para ele

Aumente a atividade diurna do seu gato

Para que o seu gato se exercite e se movimente durante o dia, uma das soluções é instalar ‘playgrounds’ (parquinhos formados, geralmente, por nichos e prateleiras, além de escadas) que o estimulem a saltar. Você pode comprar ou fazer você mesmo.

Também não deixe de colocar um arranhador para ele se exercitar e se alongar. Muitos modelos vêm com brinquedos pendurados e são uma diversão completa.

Se você tem apenas um gato em casa, outra opção é adotar um companheiro para ele. Além de fazerem companhia um ao outro, vão brincar juntos, diminuindo o tédio e aumentando o gasto de energia.

E deixe pela casa vários brinquedos à disposição do felino: bolinhas (até mesmo de papel, eles amam!), objetos com penas, itens interativos nos quais é possível colocar grãos de ração dentro ou catnip (a erva do gato) e etc. Ah, coloque também uma caixa de papelão para ele se distrair e brincar de se esconder,

Por outro lado, a esterilização/castração pode ajudar a eliminar esse comportamento agitado, já que à noite é o momento no qual os gatos estão em busca de um companheiro, então os miados noturnos são mais intensos.

Outro ponto importante: ignore os comportamentos noturnos do seu felino. Caso contrário, ele pensará que seu comportamento frenético está sendo recompensado.

Por MB.

Leia mais: Os gatos são bons nadadores?

Leia mais: Saiba por que os gatos cobrem o rosto quando dormem

Leia mais: Patas dos gatos: o que você precisa saber