Pesquisadores em Monte Alto, em São Paulo, descobriram uma nova espécie de dinossauro. O fóssil inédito com mais de 70 milhões de anos foi encontrado na zona rural do município e apresentado pelos pesquisadores na última segunda-feira.
O Kurupi itaata, como está sendo chamado, pertence à família dos abelissaurídeos e é o primeiro carnívoro encontrado na cidade, que é considerada terra dos dinossauros pelas descobertas de fósseis e por abrigar um museu de paleontologia.
Os abelissaurídeos estão entre os maiores predadores da América do Sul, predominantemente na Argentina, que concentra o maior número de espécies. Eles viveram entre 145 milhões e 66 milhões de anos atrás.
Leia mais: Mamíferos evoluíram rapidamente quando os dinossauros foram extintos
O primeiro pedaço do fóssil foi encontrado em 2002 mas o processo de escavação só foi concluído em 2014. Após todo o processo de retirada os fósseis começaram a ser preparados para ficarem expostos no Museu de Paleontologia. O intervalo de tempo entre a descoberta e a apresentação se dá por causa do trabalho minucioso de separação dos ossos das rochas em que eles estavam.
Fonte: Metro 1