Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Por que meu gato faz isso? Respostas para 7 comportamentos curiosos

Você está relaxado em casa e, de repente, lá vem seu gato trazendo algo estranho ainda se mexendo em sua boca. Eis que o bichano, olhando fixo em seus olhos, o surpreende com uma… lagartixa. E começa a torturá-la na sua frente. Não se espante (o que pode ser inevitável dependendo da presa em questão!). Seu gato é um caçador e ele está exibindo seu feito.

‘Presentear’ o tutor com uma presa é um dos comportamentos um tanto estranhos e inusitados que fazem parte do dia a dia dos felinos. E para compreender melhor o seu gato de estimação, deciframos a seguir alguns desses comportamentos dos peludos:

ELES ADORAM CAIXAS E ESPAÇOS FECHADOS

Gatos adoram uma caixa de papelão, onde se escondem e se divertem. Fotos: Canvas

Palavra de gato: “Isso pode parecer bobo, mas me faz sentir seguro. Eu posso te ver, mas você não.”

Certamente você já viu seu gato tomar conta de uma caixa de papelão, se enfiar em uma mala, uma bolsa, uma cesta ou uma mochila. Não é que seu felino não aprecie seus esforços para comprar uma caminha bem confortável para ele. É que os gatos buscam instintivamente espaços fechados que lhes permitam se esconder e controlar tudo o que está em seu campo de visão para perseguir suas presas.

Sempre que possível, disponibilize uma caixa de papelão para seu gatinho. Ele vai adorar se esconder ali, brincar e tirar uma soneca.

‘AMASSAM PÃO’

Os bichanos costumam ‘amassar’ superfícies macias e até pessoas

Palavra de gato: “Eu amasso e me ajoelho quando quero que você me acaricie.”

Praticamente todos os bichanos têm essa mania curiosa de ‘amassar’, na qual empurram para dentro e para fora com as patas dianteiras, alternando entre a esquerda e a direita, às vezes usando as garras. É algo semelhante ao movimento de fazer biscoitos, amassar pão ou massagear. E os bichanos costumam fazer isso em superfícies macias, incluindo travesseiros, cobertores, outros animais e até pessoas.

Há várias teorias para esse comportamento. A explicação mais repetida pelos especialistas é a de que amassar é um comportamento remanescente da infância felina, quando amamentam de sua mãe. Gatinhos recém-nascidos instintivamente ‘amassam’ para estimular o fluxo de leite.

Como os bichanos têm glândulas odoríferas em suas patas, amassar também pode ser uma maneira de marcar o território como sendo dele, transferindo seu cheiro para qualquer superfície em que estejam amassando. Já dar amassadinhas no colo do tutor enquanto são acariciados pode significar, segundo os pesquisadores, que eles estão confortáveis ​​​​com seus humanos queridos e querem mostrar sua afeição e retribuir seu carinho.

DORMEM EM LUGARES ESTRANHOS E DESCONFORTÁVEIS

O teclado do computador pode ser algo bastante confortável para um gato tirar sua soneca

Palavra de gato: “O teclado do seu computador é a minha cama preferida. Por favor, não me perturbe.”

Se você já encontrou seu gato dormindo em cima do teclado do seu computador ou em uma posição de contorcionista em um lugar bem desconfortável, não se preocupe. Você não é o único.

Parece que os bichanos escolhem os lugares mais estranhos para dormir: em cima de livros, dentro da pia, na cadeira do computador, no alto da estante… Por quê? Bem, se você o encontrar na pia é simplesmente porque é um lugar pequeno, que oferece proteção e é fresco. Se, por outro lado, parece que ele não quer deixar você trabalhar e adormece profundamente sobre o teclado do computador, é porque ele gosta de lugares quentes e, acima de tudo, de ficar onde você está.

E não se preocupe se você encontrar seu gato dormindo em uma posição de contorcionista, com o corpo para cima, a cabeça virada em um ângulo incomum ou com a língua ligeiramente para fora e um olho meio aberto. Todas essas posições muito raras são apenas um sinal de que ele está muito confortável.

ELES SE ESFREGAM NAS SUAS PERNAS

Os bichanos se esfregam nas pernas do tutor o reconhecendo como parte de seu grupo social

Palavra de gato: “Você é meu, este é o meu lugar e perfumo todas as coisas que me pertencem com meu cheiro.”

Outro comportamento estranho muito comum dos gatos é que eles se esfregam nas pernas do tutor ou nas de quem chega em casa. Às vezes, leva alguns minutos para eles ganharem confiança com um estranho e se esfregarem em suas canelas também!

São duas as principais razões. Quando o felino faz isso com seu humano favorito quando ele chega em casa, é sua maneira de recebê-lo e dizer que está feliz por estar de volta.

No entanto, há outra razão muito mais instintiva e esta é marcante. Quando um felino se esfrega em você ou em qualquer coisa, ele está marcando com seu cheiro. Dessa forma, o que ele marca reconhece como sendo seu ou como parte de seu grupo social.

CORREM INESPERADAMENTE PELA CASA

Corridas malucas pela casa são uma forma de o felino se divertir e gastar a energia acumulada

Palavra de gato: “Preciso gastar energia e manter minha boa forma.”

É um momento relax e de paz para todos quando o gato de estimação começa a correr pela casa, pulando nos sofás e pedindo para brincar sem explicação aparente, certo? Você pode pensar: “Meu gato ficou louco?” Pois não!

Essas corridas são mais comuns à noite, mas também há gatos saltadores durante o dia. A explicação para isso é que, se seu gatinho estivesse na natureza, seria hora de ir caçar. Além disso, se o seu bichano não costuma sair de casa, é normal que ele acumule muita energia ou fique entediado, então alguns saltos e corridas malucas o ajudam a se divertir. Se for esse o caso, você pode optar por brincar com ele ou usar brinquedos para gatos.

Também pode ser que seu gatinho tenha algum parasita externo que esteja mordendo sua pele. No caso de uma coceira intensa ou em uma área de difícil acesso para coçar, é comum o gato pular de um lado para o outro porque não sabe o que fazer para se aliviar. Mas não se preocupe, é mais provável que esteja apenas descarregando sua energia!

COMEM PLANTAS

Há gramas próprias para gatos saciarem seu desejo por plantas sem o risco de se intoxicarem

Palavra de gato: “Entenda, eu tenho meu lado vegetariano, mas não dispenso minha ração e sachês.”

Se você conhece bem a dieta do seu felino, sabe que este é um animal totalmente carnívoro. Então, por que ele mastigou aquela planta linda que você tinha no terraço?

Bem, embora os gatos sejam carnívoros, ingerir plantas faz parte de seu instinto natural.

Gatos selvagens têm mais facilidade, pois têm acesso a plantas que também são selvagens, principalmente gramíneas e brotos. Mas em casa isso é mais complicado e eles vão para as que você tem para decoração.

Por esta razão, é preciso ter em mente que existem plantas que são muito tóxicas para os gatos. Se você tiver alguma delas (Ex: comigo-ninguém-pode, espirradeira, samambaia e etc.), deve mantê-las fora do alcance do animal. (Leia mais AQUI sobre plantas tóxicas)

Boas alternativas para os bichanos saciarem seu desejo por plantas, sem o risco de se intoxicarem, são as gramas próprias para gatos, que podem ser compradas em pet shops. Há diversas versões, vendidas em vasinhos e sementes, como a graminha de milho, de alpiste, de trigo e de aveia.

LEVAM A PRESA PARA DENTRO DE CASA

Caçar é um instinto natural dos felinos e eles adoram exibir a presa capturada para o tutor

Palavra de gato: “Ei, veja que bom caçador eu sou!”

Quem tem um gato em casa, possivelmente já foi surpreendido com um “presente de grego” daqueles do bichano. Algo do tipo… um camundongo, uma lagartixa, um passarinho ou uma barata. Hábito típico da natureza de todos os felinos, até mesmo os gatos domésticos caçam, mesmo se bem alimentados pelo tutor.

Raramente os bichanos criados em casa alimentam-se de sua presa. Ao capturá-la, o gato pode fazer dela parte de uma brincadeira ou de uma espécie de jogo, no qual o bichano testa suas habilidades de caçador. E é para o tutor que eles gostam de se exibir.

Leia mais: As sensações táteis dos gatos

Leia mais: Catnip: saiba por que os gatos ficam eufóricos com essa erva

Leia mais: Como lidar com gatos hiperativos?