Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Aprenda a ganhar a confiança do seu gato

Brincar é muito importante para construir uma relação sólida e de confiança entre você e o seu gato.
Fotos: Canva

São muitos os fatores que contam quando se fala do comportamento de um gato, especialmente na relação do bichano com seu tutor. Ah, os felinos… Assim como os humanos, há peludos que são mais carinhosos, outros que são mais tímidos ou mais na deles, e existem ainda aqueles avessos a qualquer tipo de contato mais “pegajoso”: colo? sai pra lá!

Ok, ok. Para o gato não há regras estabelecidas e a única exceção de fato é a de que você é o seu guardião. É o humano responsável por fornecer sua alimentação e atender às suas necessidades básicas. Isso significa que, para estabelecer uma relação de confiança com seu bichano, é preciso tratá-lo com muito respeito, carinho e compreensão.

Bem, às vezes, isso é algo que não se conquista de um dia para o outro. Mas, te damos as dicas para que isso aconteça.

Confiança nos humanos

A tendência de um gato em confiar nos humanos depende, em grande parte, do que ele experimentou quando filhote. Então, se você adotar um felino já adulto, informe-se no abrigo de animais, se possível, sobre sua experiência anterior, se ele sofreu maus-tratos, se há situações traumáticas e etc.

Partindo dessas informações, você deve entender seu comportamento e quais são suas necessidades. Embora o gato seja um animal domesticado há tempos, ele não perdeu alguns de seus instintos naturais, como a caça. Isso, portanto, é algo que você deve respeitar. Não há nada que você como tutor possa fazer para mudar esse hábito – nem deveria, afinal, é um instinto natural do animal.

Há peludos que são mais carinhosos e outros que são avessos a qualquer tipo de contato mais ‘pegajoso’

À vontade na companhia do tutor

Em primeiro lugar, você deve respeitar o olfato do seu gato (há odores que eles não suportam, portanto evite, por ex: estar usando perfume quando for interagir com ele, aromas cítricos, caixa de areia suja, produtos de limpeza, canela e outros temperos e etc.). Em segundo lugar, não o force a interagir com outras pessoas e animais, mas, sim, procure dar a ele seu tempo e espaço para que seja ele quem irá se aproximar quando achar apropriado. O terceiro ponto é que você deve ter espaços diferentes para todas as atividades do pet: um local certo para ele comer, beber, fazer as necessidades, brincar, dormir e etc.

Se você realmente deseja que seu gato confie em você, é fundamental que aprenda a interpretar sua linguagem corporal. Há vários sinais de que o felino está relaxado e pronto para interagir: esfregar a cabeça na pessoa, ronronar, rolar no chão de barriga para cima (mas não passe a mão aí, eles odeiam!), entre outros.

Divirta-se com seu gato

Brincar e se divertir são muito importantes para construir uma relação sólida e de confiança entre você e o seu gato de estimação. Passe um bom tempo brincando com ele. Quer uma dica? Os jogos de caça são os favoritos dos bichanos. Você pode usar um brinquedo tipo vara de pescar ou até mesmo amarrar um barbante em uma bolinha de papel amassado (eles amam!) e se divertir com seu gato, atraindo o bichano e arrastando o brinquedo toda vez que ele for pegá-lo. Claro, deixe-o vencer em algum momento, porque senão ele se sentirá frustrado e não gostará do jogo.

Leia mais: Novo gato em casa? Saiba como evitar problemas com o pet mais antigo

Leia mais: Gatos e a curiosa mania de ‘amassar pão’