Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Gatos e a curiosa mania de ‘amassar pão’

Esse gatinho está ‘amassando’ sua cama para se sentir mais confortável. Fotos: Canvas

“Amassar” é um comportamento comum para gatos jovens e adultos. Praticamente todos os bichanos têm essa mania curiosa, na qual empurram para dentro e para fora com as patas dianteiras, alternando entre a esquerda e a direita, às vezes usando as garras.

É algo semelhante ao movimento de fazer biscoitos, amassar pão ou massagear. E os bichanos costumam fazer isso em superfícies macias, incluindo travesseiros, cobertores, outros animais e até pessoas – geralmente ronronando contentes quando ganham um cafuné.

Não está claro para os pesquisadores e especialistas em comportamento animal por que, afinal, os gatos amassam objetos e seus tutores, mas há algumas hipóteses. Aqui estão seis delas:

COMPORTAMENTO INSTINTIVO

A explicação mais repetida pelos especialistas é a de que amassar é um comportamento remanescente da infância felina, quando amamentam de sua mãe. Gatinhos recém-nascidos instintivamente ‘amassam’ para estimular o fluxo de leite.

Mas, por que eles continuam a amassar depois de adultos?

PARA MARCAR TERRITÓRIO

Os gatos são criaturas territoriais e podem usar o ato de amassar para ajudá-los a reivindicar seu espaço.

Como os bichanos têm glândulas odoríferas em suas patas, amassar pode ser uma maneira de marcar o território como sendo dele, transferindo seu cheiro para qualquer superfície em que estejam amassando.

Amassar pode ser uma maneira de marcar o território, transferindo seu cheiro para qualquer superfície

PARA ‘FAZER A CAMA’ ANTES DA SONECA

Embora amassar esteja ligado à amamentação, também pode haver outro instinto em jogo. Os gatos podem amassar uma superfície antes de dormir para se sentirem confortáveis.

Segundo pesquisadores, os ancestrais felinos precisavam alisar e revistar as áreas de descanso para torná-las mais confortáveis ​​e também detectar quaisquer perigos invisíveis antes de uma soneca.

MOSTRAR AFEIÇÃO PELO TUTOR

Da mesma forma que os cães enchem de ‘lambeijos’ quando gostam do tutor ou de algum outro humano, os gatos também podem demonstrar seu amor de uma maneira única. Dando amassadinhas no colo do tutor enquanto são acariciados, por exemplo. De acordo com pesquisadores, isso pode significar que eles estão confortáveis ​​​​com seus humanos queridos e querem mostrar sua afeição e retribuir seu carinho.

Na verdade, quanto mais o gato gosta do seu tutor, mais ele pode amassá-lo. Por isso, lembre-se de manter bem aparadas as unhas do bichanos, pois às vezes, na empolgação do carinho, eles podem cavar as garras de leve ao esticar as patinhas – o que pode ser um pouquinho dolorido.

PARA SE ALONGAREM

Assim como os humanos precisam de um bom alongamento de vez em quando, os gatos também precisam.

Quando os gatos amassam, eles estendem os ‘braços’. O movimento alternado de estender os membros durante o amassamento também pode ser uma versão felina de ‘esticar as pernas’ para acordar os músculos e estimular a circulação.

PARA INDICAR QUE ESTÃO ENTRANDO NO CIO

Se a gata não for castrada, amassar pode ser um sinal de que ela está receptiva ao acasalamento. Então é bom ficar de olho se a gata não castrada estiver começando a agir de maneira diferente. Comportamentos da fêmea como ser mais afetuosa, esfregar-se em pessoas ou superfícies ou fazer novas vocalizações durante o ato de amassar – especialmente se possíveis parceiros estiverem por perto – são indicativos.

Leia mais: Catnip: saiba por que os gatos ficam eufóricos com essa erva

Leia mais: Perigos domésticos para os gatos

Leia mais: Como lidar com gatos hiperativos?