
O verão está a todo vapor, com os termômetros nas alturas. E quem tem o hábito de levar o cão à rua para passear, deve ter atenção maior com os dias mais acalorados. Isso porque o asfalto quente pode causar queimaduras dolorosas nas almofadas das patinhas (coxins) do seu amigo de quatro patas.
Por que o asfalto quente é tão perigoso?
A pele das patinhas dos cães é muito sensível e pode sofrer lesões rapidamente. Mesmo em dias aparentemente amenos, o asfalto pode alcançar temperaturas que causam queimaduras graves. Faça o teste: se você encostar as costas da sua mão no asfalto quente e não aguentar cinco segundos, pense que essa é a condição que o seu cão vai enfrentar – imagina o sofrimento desnecessário?
A temperatura do asfalto pode variar bastante dependendo de diversos fatores, como a intensidade da radiação solar, o tipo de asfalto, a cor, a espessura, a umidade do ar e a temperatura do ar ambiente.
Para se ter uma ideia, em um dia de verão, com o termômetro marcando 41°C, o asfalto pode facilmente ultrapassar os 60°C e, em alguns casos, atingir temperaturas ainda mais altas.
COMO PROTEGER SEU CÃO?
Evite horários mais quentes: Opte por passear com seu cão nas primeiras horas da manhã (antes das 10h) ou no final da tarde (após 17h), quando o sol está menos forte e o asfalto está mais fresco.
Teste a temperatura: Antes de sair para passear, coloque a palma da sua mão no chão. Se você não aguentar por mais de cinco segundos, o asfalto está quente demais para o seu pet.
Procure alternativas: Escolha passear em parques, onde o chão é gramado ou arenoso, ou em locais com sombra.
Utilize protetores: Colocar sapatinhos nas patinhas podem ajudar a evitar queimaduras. Procure acostumar seu pet desde filhote ao uso do acessório.
Além desses cuidados, no verão não se esqueça de levar água durante os passeios e oferecê-la ao seu cão com frequência.

SINAIS DE QUE SEU CÃO SOFREU QUEIMADURAS
Mancar: Se o seu cão estiver mancando, evitando colocar a pata no chão, pode ser sinal de que ele queimou as patinhas.
Lambedura excessiva da pata: Essa é uma forma do cão tentar aliviar a dor.
Vermelhidão, bolhas e descolamento da pele: Se você notar vermelhidão, bolhas ou descolamento de pele nas almofadas das patinhas, leve-o imediatamente ao veterinário.
O tratamento para as queimaduras pode envolver limpeza profunda, aplicação de pomadas, bandagens e, em casos mais graves, uso de analgésicos e antibióticos.
Por fim, lembre-se sempre que a saúde do seu animal de estimação é a sua maior prioridade. Com um pouco de cuidado, você pode garantir que os passeios diários sejam momentos de alegria para ambos. E você humano, não se esqueça de se proteger também dois efeitos nocivos do sol. Use protetor solar e hidrate-se bem!
*Por MB com a assistência do modelo de linguagem Gemini da Google.
Leia mais: Insolação nos pets: sinais e cuidados
Leia mais: Conheça sete rituais do reino animal que acontecem na temporada de calor
