Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Guppy: procriação farta no aquário

Muito férteis, os guppies são precoces quando se o assunto é reprodução. Fotos: Canva.com

O guppy (Pœcilia reticulata), também conhecido como lebiste, é um dos peixes ornamentais de água doce mais queridos pelos aquaristas em todo o mundo. Além de dar cor em qualquer aquário, o seu sucesso se deve à fácil manutenção, a procriação farta e ao fato de poder conviver com outras espécies em recintos comunitários, desde que não sejam muito grandes ou agressivas.

Muito férteis, os guppies são precoces quando o assunto é reprodução. Com apenas dois meses de vida, já são capazes de procriar. Isso significa que é possível, a curto prazo, ter um aquário repleto deles, com muitas cores vibrantes e variedades diferentes.

As fêmeas estão aptas a procriar a cada quatro semanas, podendo dar à luz mais de uma centenas de filhotes. No entanto, elas não são mães tão dedicadas, pois não cuidam da cria após o nascimento. Há o risco até de os pais devorarem os filhotes se eles estiverem ao seu alcance. Por isso, é importante que o criador mantenha um compartimento (criadeira) no aquário para manter os pequenos separados da mãe e dos demais peixes logo após nascerem.

Fêmeas não depositam ovos

Os guppies são ovovíparos, ou seja, os ovos se formam dentro do corpo da fêmea e depois os filhotes são expelidos.

São peixes bastante pequenos, que atingem, quando adultos, aproximadamente 3 cm e 3,5 cm de comprimento nos machos, com corpo comprido e estilizado. Já as fêmeas tendem a ser um pouco maiores, medindo entre 4 cm e 6 cm de comprimento, e seu corpo torna-se um pouco mais robusto e corpulento. Elas também têm uma coloração menos expressiva. Mas um outro pequeno detalhe para diferenciá-los está na região da nadadeira posterior, próximo à cauda. É possível notar que os machos possuem uma pequena membrana fina e alongada, que utilizam para copular.

Já as escamas que cobrem o corpo desses peixes são bastante visíveis, lisas e grandes e em muitas variedades proporcionam um efeito platinado.

Os guppies são de fácil manutenção e podem conviver com outras espécies em aquários comunitários

Fácil manutenção no aquário

A água deve ser mantida com temperatura entre 25°C e 28°C e com pH alcalino entre 7,2 e 7,5. Onívoros, na natureza são grandes consumidores de pequenas algas. No aquário, alimentam-se facilmente com rações flutuantes, em flocos ou granuladas.

Como já mencionado, esses peixes se destacam por serem muito sociáveis. Portanto, devido à característica passiva no jeito de ser dos guppies, o criador deve ter muito cuidado na hora de escolher os seus companheiros de recinto e evitar que se tornem seus predadores.

Agradecimento: Biólogo Maurício Terra Júnior

Por MB.

Leia mais: Colisa Mel: pacífico, ideal para aquário comunitário e coloração marcante

Leia mais: Aquário comunitário: dicas para iniciantes