
Nome Científico: Trichogaster chuna
Nomes populares: Colisa Chuna, Gourami Mel e Honey Gourami.
Família: Osphronemidae
Origem: Índia e Bangladesh.
Aquário mínimo recomendado: 40 litros.
pH: 6.0 a 7.4.
dH: 6.0 a 8.0.
Temperatura: 24º C a 28º C.
Ambiente ideal do aquário: Deve ter vegetação abundante – principalmente plantas de superfície – e muitos esconderijos e tocas. O substrato deve ser liso para não ferir a barriga dos peixes, sendo areia e cascalho arredondado as melhores opções.
Comportamento: São agressivos com os da mesma espécie e semelhantes, mas pacíficos com os demais. Opte por peixes pacíficos e menores do que eles, como os paulistinhas.
Alimentação. Onívoro, devora tudo o que aparece pela frente, de pequenos invertebrados e insetos até zooplâncton. Em cativeiro, comem alimentos em flocos, frescos, liofilizados e congelados. Para garantir que tenham boa saúde, ofereça uma dieta balanceada e variada que consiste principalmente em rações em flocos e, eventualmente, complemente com alimentos vivos, como artêmias ou larvas de besouros.

Dimorfismo sexual: A fêmea é maior, tem o ventre roliço, coloração mais discreta e uma faixa horizontal marrom na lateral do corpo. O macho possui coloração intensa, com uma faixa escura na área do ventre e nadadeira anal e a nadadeira dorsal adquire um tom alaranjado ou dourado.
Reprodução: Fecundação externa. O macho constrói um ninho de saliva e restos de plantas para abrigar os ovos. Ele persegue a fêmea para fecundá-la e a envolve no “abraço nupcial”. Depois da cópula, a fêmea libera os ovos, que são fecundados pelo macho. Após o acasalamento a fêmea deve ser separada do macho, que vai tentar agredi-la. Depois da liberação dos ovos, o macho fica cuidando da cria.
Expectativa de vida: 2 a 5 anos.
Tamanho adulto: Até 8 cm.
Manutenção: Fácil.
Por MB.
Leia mais: Aquarismo: evite a alta concentração de amônia, que é tóxica para os peixes
Leia mais: Aquário comunitário: dicas para iniciantes
Leia mais: Tetra Preto Véu: variedade com nadadeiras mais compridas no aquário
Leia mais: Bocão! Dicas para criar o sorubim no seu aquário de água doce