Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Saiba por que os gatos cobrem o rosto quando dormem

Muitas vezes você verá seu gato cobrindo o rosto com as patas quando está em sono profundo.
Fotos: Canvas

Independentes, reservados, amorosos e caçadores intrépidos são características dos gatos. Além disso, eles prezam muito pelo seu descanso. Mas ainda há muitos fatos sobre esses adoráveis felinos que não sabemos, como por exemplo, por que eles cobrem o rosto com as patas quando dormem.

Os gatos são muito sonolentos, podem passar entre 12 a 16 horas dormindo e esse comportamento de cobrir o rosto é bastante frequente. Você que é tutor de um bichano, repare só. E os especialistas em comportamento felino têm algumas explicações para isso.

Sensação de segurança

O gato costuma dormir sempre em um local bem específico, seja numa caminha ou no sofá. Quando o bichano está deitado com a cabeça erguida e os olhos parcialmente fechados, as orelhas se contraindo de vez em quando, ele está meio adormecido. O sono profundo é quando o felino está com os olhos fechados e geralmente está enrolado em algum lugar quente e aconchegante.

Muitas vezes você verá seu gato cobrindo o rosto com as patas quando está em sono profundo. Isso explica por que ele costuma cobrir o rosto com as patas, já que essa é a parte mais vulnerável do corpo. É um instinto natural que lhe dá sensação de segurança.

Bloqueio da luz

Nossos amigos felinos são especialistas em encontrar lugares para dormir ao sol (lembre-se: eles têm hábitos noturnos e descansam durante o dia). Mas o problema com alguns desses lugares maravilhosos, como a varanda do apartamento, é como manter a luz longe de seus olhos. Seu gatinho sabe que pode usar as patas ou o rabo para bloquear a luz e ficar mais confortável. Ao tentar dormir durante o dia, parece que muitos bichanos preferem cortinas com blackout como alguns humanos.

Agora, se estiver muito frio em casa, o gato, além de querer estar seguro, também fará o possível para se manter aquecido. Com isso em mente, é muito provável que ele cubra o rosto com o cobertor e até rasteje para baixo das cobertas do tutor para ficar completamente protegido.

É importante saber que a temperatura ideal para gatos é de 29 graus, por isso nos meses de inverno é necessário manter o conforto térmico dentro de casa – deixe sempre, por exemplo, uma manta à disposição na caminha do seu bichano.

Às vezes a arrumação não está concluída e o gato adormece enquanto limpa o rosto com a pata

Muito sonolento para se mexer

Manter o pelo limpo é uma grande prioridade para um felino, além de mantê-lo com a máxima proteção e calor. Pode ser um trabalho árduo para o bichano gastar todo esse tempo se preparando, especialmente quando a vontade de dormir surge durante um trabalho em andamento.

Às vezes a arrumação não está concluída e o gato começa a adormecer enquanto limpa o rosto com a pata. Aí, sabe como é… é mais fácil deixar a pata onde está. Além disso, ele pode decidir terminar seu trabalho de limpeza assim que acordar e sua pata já está na posição perfeita se isso acontecer. Malandragem felina pura!

Por fim, mais uma razão pela qual os gatos cobrem o rosto quando dormem é que eles estão simplesmente muito felizes e relaxados. Se for um animal bem cuidado e amado, ele sabe que pode dormir em total tranquilidade, pois não há perigo à espreita ao seu redor.

Outros sinais que mostram que seu amigo ronronante está feliz é que ele busca o carinho de sua família humana, anda com o rabo levantado e rola no chão.

Por MB

Leia mais: Saiba quais são os animais mais dorminhocos do planeta

Leia mais: Patas dos gatos: o que você precisa saber

Leia mais: 6 Coisas que os gatos odeiam