Search

Anuncie

(21) 98462-3212

10 Gestos que os cães odeiam em humanos

Os cães são animais de estimação muito companheiros. Há quem diga, inclusive, que eles são os melhores e mais fiéis amigos do homem. Porém, às vezes, alguns comportamentos dos tutores são realmente desagradáveis para esses pets. Mas, como há muito amor envolvido, quase sempre eles toleram qualquer gesto de seu humano querido.

No entanto, não custa saber quais atitudes e comportamentos que mais incomodam os doguinhos – e que você ainda não se deu conta e insiste em fazer. Confira a seguir:

Muitos tutores costumam abraçar seus cães, mas eles se sentem incomodados. Fotos: Canvas

ABRAÇOS

A pesquisadora de comportamento animal Stanley Coren, do Departamento de Psicologia da Universidade da Colúmbia Britânica, e sua equipe fizeram um estudo científico sobre se os cães gostavam de abraços. Após analisar 250 fotografias em que os cães foram abraçados, o grupo concluiu que 82% mostravam ansiedade ou desconforto quando seus tutores os abraçavam . Os sinais de desconforto são: tensionar o corpo, evitar contato visual, abaixar as orelhas e/ou lamber os lábios. Para a maioria dos cachorros, abraços significam ser dominado. Bem, seu amigo de quatro patas permite esse gesto, mas só porque o ama muito, não porque gosta de ser abraçado.

QUE NÃO O DEIXE PEGAR UM BRINQUEDO

“Ah, humano, para com isso que tá sem graça!”, diria seu doguinho se ele pudesse falar diante da seguinte situação: você está brincando com ele para pegar um brinquedo, mas nunca o deixa pegá-lo. Fazendo isso, saiba que você estará gerando ansiedade no cão e, finalmente, frustração. Isso também acontece ao brincar com um gato. Coloque-se no lugar deles. Não seria um tanto frustrante nunca pegar o brinquedo?

NÃO TER REGRAS EM CASA

O fato de você ser um pouco caótico no seu dia a dia em casa não significa que seu cão goste de desordem. Os cachorros vivem mais felizes se houver regras no lar porque são rotina: eles preferem passear, fazer as necessidades e ter a comida servida no mesmo horário todos os dias.

Cães são muito sensíveis a odores intensos, como de alvejantes e detergentes

CHEIROS FORTES

Como bem sabemos, o olfato dos cães é superdesenvolvido. Enquanto nós possuímos cerca de 5 milhões de células olfativas, os cachorros contam com 120 a 300 milhões dessas células, capazes de detectar odores específicos inimagináveis aos seres humanos. Por isso eles são muito sensíveis a odores intensos, então não é de surpreender que esses pets passem muito mal com o ambiente impregnado pelos produtos de limpeza, como alvejantes e desisnfetantes. No momento da faxina, é sempre recomendável manter os cachorros longe do local higienizado por algumas horas, até os cheiros se dispersarem. Pela mesma razão, as colônias e os perfumes dos humanos também não fazem bem a eles. Os cães preferem mil vezes o odor corporal e natural dos tutores.

SOPRE NA CARA DELES

Provavelmente, se você tem um cachorro e em algum momento soprou na cara dele, deve ter percebido que ele não curtiu muito esse gesto (e não exatamente o seu hálito). A verdade é que eles odeiam mesmo ser soprados, principalmente no nariz ou nas orelhas. No entanto, isso não impede que muitos tutores repitam esse gesto irritante repetidamente sem saber que seus pets abominam isso.

NÃO DEIXA ELE CHEIRAR NADA NOS PASSEIOS NA RUA

Os cães amam explorar odores e farejam tudo para extrair informações do ambiente ao seu redor. Se você não deixar seu cachorro cheirar quando o leva para passear, você não vai deixá-lo saber as novidades do bairro e ele não gosta nada disso.

QUE O LEVE PARA PASSEAR COM UMA COLEIRA MUITO APERTADA

Uma coleira apertada e uma guia curta incomodam, causam estresse, frustração e nervosismo ao cão. Uma alça mais solta, por outro lado, significa calma e normalidade. Sabemos que no caso de cães grandes e fortes é difícil não puxar para mantê-los sob controle. Mas, felizmente, existem acessórios nas pet shops, como coleiras e guias anti-puxão, que podem ajudar nisso e não machucam o pet. E, como sempre, uma boa educação é fundamental. Procure ensinar o animal a se comportar durante os passeios desde filhote e, se necessário, recorra a aulas de adestramento.

QUE VOCÊ INSISTA EM FAZÊ-LO VESTIR ROUPINHAS SE ELE NÃO GOSTA

Talvez você ache divertido e fashion vestir seu cachorro ou fantasiá-lo de algum personagem, como um super-herói com direito a capa amarrada no pescoço. Mas talvez os gestos dele estejam indicando que ele não gosta que você lhe coloque uma roupinha. Claro, muitos pets usam roupinhas e não se sentem incomodados, já estão acostumados. Mas se ele não gosta, respeite-o. Afinal, você gostaria de ser forçado a se vestir com roupas com as quais não se sente confortável?

FORÇÁ-LO A ENFRENTAR SEUS MEDOS DIRETAMENTE

Se o seu cachorro tem pavor de fogos de artifício, pode não ser uma boa ideia levá-lo para fora quando você sabe que haverá queima de fogos – como no réveillon, por exemplo, ou numa final de campeonato de futebol. A chave é expor o animal gradualmente a esses estímulos e com recompensas sempre que ele ficar calmo, não de forma violenta e forçada. Em todo o caso, nestes casos é recomendável seguir as orientações de um adestrador ou do veterinário.

Cães não gostam de solidão. Nunca o deixe por horas sozinho e sem nada para entretê-lo

DEIXÁ-LO SOZINHO

Os cães não gostam de solidão. Sabemos que o mais comum, hoje em dia, é o tutor passar muitas horas fora de casa trabalhando. Mas se o horário de trabalho for muito exigente, considere contratar os serviços de um passeador ou de uma pet sitter para que seu cão, pelo menos, veja alguém até você chegar. Ou quem sabe providenciar outro cãozinho para lhe fazer companhia? Também sempre deixe brinquedos para entretê-lo por algumas horas, de preferência, os modelos interativos, como aqueles que podem ser recheados com grãos de ração.

Por MB com fontes de pesquisa

Leia mais: Os cães podem ver fantasmas? A ciência explica se é verdade ou mito

Leia mais: 10 Comportamentos engraçados dos cachorros (e por que eles fazem isso)

Leia mais: Como os cães têm percepção do tempo?