Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Cães precisam de vitaminas e suplementos?

Suplementos podem ser necessários quando o pet é alimentado com dieta desequilibrada. Fotos: Canvas

Vitaminas e suplementos nutricionais são comumente incorporados na dieta humana. São indicados, geralmente, quando há necessidade de corrigir alguma deficiência de nutrientes no organismo. Mas será que doses extras desses componentes também devem ser incluídas na dieta diária de nossos amigos de quatro patas?

Especialistas asseguram que um cão alimentado com uma ração de qualidade adaptada à sua idade, porte e grau de atividade não necessita de um fornecimento extra de vitaminas. Os complementos nutricionais podem ser necessários, no entanto, quando o pet é alimentado com uma dieta desequilibrada, ou em outras circunstâncias especiais. Mas nunca devem ser dados por conta própria: é necessária a avaliação de um profissional médico veterinário sobre a necessidade desse reforço extra.

A alimentação diária deve suprir a necessidade em grandes famílias de nutrientes, cujas proporções respectivas variam com a idade, a situação e o estado de saúde do animal.

“Se o animal está saudável e é alimentado com uma ração completa e equilibrada, não tem de incluir qualquer tipo de suplemento na sua dieta. Além disso, se forem fornecidos suplementos nutricionais desnecessários, uma dose excessiva de certos nutrientes pode causar toxicidade e prejudicar a saúde do cão. As vitaminas não devem ser nem a mais nem a menos. Portanto, o tutor deve sempre consultar o veterinário antes de adicionar suplementos ou vitaminas à dieta do seu animal de estimação”, comenta o veterinário Ernani de Castilho.

QUANDO HÁ NECESSIDADE DE SUPLEMENTAÇÃO

Embora uma ração industrializada bem equilibrada deva fornecer todos os nutrientes que um cão precisa, há casos em que é necessário complementar a dose de determinados ingredientes. Alguns exemplos:

Cães que comem uma dieta caseira em vez de ração: A maioria dos alimentos secos industrializados é especialmente formulada e enriquecida com todas as vitaminas essenciais para os cães. Porém, com uma dieta caseira preparada pelo tutor, é muito difícil elaborar um cardápio equilibrado que forneça tudo nas doses certas. Por isso é muito comum complementá-lo com suplementação.

Animais doentes ou enfraquecidos: Os suplementos vitamínicos são um grande auxílio para cães resgatados de situações de maus-tratos ou que estão se recuperando de anemia ou desnutrição devido a alguma doença. Os suplementos também são essenciais para fortalecer o sistema imunológico em animais com leishmaniose.

Cães idosos: Nessa fase, eles podem começar a ter doenças muito específicas, problemas nas articulações e precisam de um suprimento extra de alguma vitamina.

Cães com queda de pelo ou pele muito sensível: Eles podem precisar de vitamina E, especialmente em épocas de muda de pelos (verão e inverno) ou se tiverem um quadro de dermatite.

Cães de competição e/ou trabalho: Para animais muito ativos e que fazem exercícios intensos podem ser indicadas vitaminas extras para ajudá-los na sua recuperação, desempenho e para ficarem mais fortes.

Somente o veterinário saberá avaliar quais as vitaminas que o animal precisa e a dose adequada

COMO ESCOLHER O MELHOR SUPLEMENTO PARA O CÃO?

A melhor maneira de selecionar um bom suplemento vitamínico para o seu amigo peludo é consultar o veterinário. Somente ele saberá avaliar quais as vitaminas que o animal precisa e a dose adequada.

O suplemento vitamínico escolhido deve ser formulado especificamente para cães e o tutor deve verificar o rótulo para ter certeza de que o produto contém a quantidade de vitaminas que o cão precisa. Lembre-se: algumas vitaminas e nutrientes podem ser prejudiciais ao seu cão se consumidos em excesso.

Conclusões

As vitaminas são essenciais para o seu cão desfrutar de uma excelente saúde. Ajudam o bom crescimento e desenvolvimento do animal.

As vitaminas e demais nutrientes participam de várias atividades do corpo e estão envolvidos no funcionamento dos diferentes sistemas do cão.

Se uma dieta completa e balanceada for oferecida diariamente ao cão, provavelmente ele não precisará tomar nenhum suplemento vitamínico.

E reforçando: nunca dê um suplemento vitamínico ao seu cão sem antes consultar o veterinário, pois o excesso de vitaminas pode ser prejudicial para o pet.

Leia mais: Entre latidos e puns! Flatulência nos cães está ligada à dieta inadequada

Leia mais: Coceiras nos cães e causas mais comuns

Leia mais: Saiba como alimentar seu cãozinho