Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Dê alimentação variada para os peixes do aquário, mas sem exagero!

Alimentação de qualidade é uma necessidade básica para a saúde dos peixes. Foto: Pixabay

Alimentar os peixes do aquário é sempre uma alegria. Basta eles perceberem que a refeição está chegando, que todos eles se movimentam frenéticos para a superfície.

Uma alimentação de qualidade é uma necessidade básica e muito importante para a saúde dos bichinhos, por isso é muito importante observar se eles estão comendo. Caso os peixinhos estejam rejeitando a comida, a solução é oferecer alimento vivo – a movimentação de organismos vivos pode estimular bastante a vontade de comer, além de ser positivo os animais poderem capturar as suas presas.

Peixes saudáveis acostumam-se depois de poucos dias com o local da comida e acabam nadando sempre para o mesmo lugar. Mas isso não significa que, quando nadam para lá, é preciso alimentá-lo. “Um erro frequente entre os aquaristas iniciantes é dar comida em excesso para os peixes. E isso compromete muito a qualidade da água do aquário. Basta oferecer comida uma vez ao dia, e em pouca quantidade, o suficiente para que eles engulam em poucos minutos”, orienta o biólogo Frederico Andrade Duarte.

Alimentação ideal

A comida viva ou congelada pode ser encontrada em grande variedade em lojas de aquarismo: vermes, larvas de mosquito, artêmias salinas e etc. Já a comida seca pode ser encontrada na forma de grânulos ou flocos – e há tipos específicos para determinadas espécies, como o peixe-disco.

“O ideal é alternar a dieta com alimentos vivos, congelados e ração seca industrial. Dessa forma são oferecidos aos peixes todos os tipos de alimentos disponíveis. Mas sempre converse antes com um criador experiente ou peça orientação na loja de aquarismo”, orienta o biólogo.

Siga as Dicas da Nanny no Instagram:

@nanny_puppy

Leia mais: Ciclídeos mostram quem manda no aquário

Leia mais: Deixe seu peixe betta feliz enriquecendo seu ambiente e exercitando-o!

Leia mais: Futebol no aquário: estimule seus peixes!

Leia mais: Corais e rochas vivas proporcionam mais vida no aquário marinho

Leia mais: Saiba controlar o pH da água do aquário

Leia mais: Espécies de plantas de aquários de água doce ideais para iniciantes