Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Lôro no aquário? Conheça o híbrido e peculiar peixe papagaio

O papagaio King Kong tem uma coloração vibrante. Fotos: Canvas

O mundo do aquarismo reserva surpresas fascinantes. Uma delas é o peculiar ciclídeo papagaio, uma espécie híbrida obtida entre o cruzamento dos ciclídeos cabeça vermelha ou firehead (Vieja melanurus) e Midas (Amphilophus citrinellus).

É bastante comum confundi-lo com o peixe-papagaio marinho (da família Scaridae), que é abundante nos recifes de corais. Mas esta espécie criada em Taiwan, por volta de 1986, não tem nada a ver com ele em nenhuma de suas características, como forma, tamanho ou aparência.

As peculiaridades do ciclídeo papagaio não estão apenas em sua aparência física, mas também em seu comportamento e caráter. Aliás, quanto à aparência, é um peixe que chama a atenção pela anatomia com protuberâncias e alterações, o que é atraente para muitos aquaristas por ser esteticamente tão diferente. Fator este que também é motivo de controvérsias e debates em fóruns e sites do hobby. Sua boca, por exemplo, que lembra o bico de um papagaio, não pode fechar completamente. Já as suas vértebras são comprimidas e algumas variedades podem apresentar a vesícula natatória descaracterizada, tornando sua natação desengonçada e inábil.

Outras modificações anatômicas podem ser observadas em duas variedades do ciclídeo papagaio: o love heart e o papagaio king kong.

Vendido sob o nome comercial de papagaio coração ou love heart, é um peixe que não tem barbatana caudal e tem a forma de um coração. Esta silhueta é obtida com o corte da barbatana caudal quando são muito jovens. Desta forma, as barbatanas dorsal e anal fecham-se sobre a abertura deixada pela barbatana cortada.

Já o papagaio king kong, que normalmente varia na cor vermelho para amarelo, se assemelha mais à forma típica dos perciformes. Sua boca é completamente funcional e há menos deformidade na nuca.

Comportamento pacífico

O ciclídeo papagaio se destaca pelo caráter muito dócil e amigável, podendo ser criado em um aquário comunitário. Embora seja verdade que, se estiver no mesmo aquário com peixes agressivos, ele pode mostrar toda a sua genialidade para proteger seu território e se sentir seguro. No entanto, é fundamental evitar esse tipo de situação para não viver uma experiência desagradável.

DICAS PARA CRIAR

O papagaio love heart tem o formato do corpo que lembra um coração

Aquário. Esta espécie pode crescer bastante, podendo atingir até 30 cm quando adulto. Então, os ciclídeos papagaios precisam de aquários com no mínimo 240 litros ou mais para que possam se sentir confortáveis. Eles também são bastante bagunceiros, criam bastante resíduos, por isso necessitam de filtros externos potentes. Será a única maneira de renovar a água de forma eficiente.

Temperatura da água. Deve estar entre 24 e 28 graus, a dureza entre 10 e 20 e o pH entre 7 e 8.

Decoração. Utilize um cascalho fino, já que grãos maiores podem ficar presos em sua boca. É essencial que o aquário tenha fendas, cavidades ou grutas para que possa utilizá-las como abrigos. Incremente colocando pequenos castelos, troncos, rochas ou outros itens.

Comportamento. Costumam ser pacíficos, mas seu comportamento pode variar de acordo com o indivíduo e situação. O ideal é que seja colocado no aquário 3 a 6 fêmeas para cada macho. Se mantidos em pouco espaço ou durante a época de reprodução se tornam agressivos e territorialistas. Pode ser criado em aquário comunitário com peixes de mesmo porte robusto e natação ativa. Espécies menores podem ser vistas como um apetitoso alimento (alguns exemplos são o platy, o guppy ou o neon tetra). Já alguns dos companheiros mais compatíveis com o seu estilo de vida são o peixe-anjo, a farpa-tigre, o tetra imperador , o loach palhaço ou o kribensis.

Robusto, o peixe papagaio pode atingir até 30 cm

Alimentação. Onívoro, os papagaios costumam comer qualquer coisa que possam caber em suas bocas. Eles gostam especialmente de alimentos liofilizados, congelados e vivos (camarões, minhocas, larvas de insetos e etc.). Alimentos vivos devem ser fornecidos ocasionalmente. Como uma dieta básica, eles podem ser alimentados com ração em flocos ou pellets de alta qualidade formulados para ciclídeos. Complemente a dieta com proteína vegetal

Dimorfismo. Devido ao dimorfismo sexual, só é possível distinguir o macho da fêmea através de exames ou quando formam casais.

Reprodução. Ovípara. Os machos, em sua maioria são inférteis, o que dificulta sua reprodução natural. Eles deixam pequenos ovos nas decorações do aquário, embora quase sempre fiquem transparentes, uma vez que a espécie é estéril. Além disso, eles podem até mesmo formar pares com outros ciclídeos e botar ovos com eles, mas os alevinos não se desenvolvem.

Leia mais: Ciclídeos mostram quem manda no aquário

Leia mais: Deixe seu peixe betta feliz enriquecendo seu ambiente e exercitando-o!

Leia mais: Futebol no aquário: estimule seus peixes!

Leia mais: Corais e rochas vivas proporcionam mais vida no aquário marinho

Leia mais: Saiba controlar o pH da água do aquário

Leia mais: Espécies de plantas de aquários de água doce ideais para iniciantes