Um time de pesquisadores revelou um sítio arqueológico do fim da Era Glacial em uma pedreira localizada na região sudoeste da Inglaterra.
A escavação, que ocorreu entre 2019 e 2020, revelou asas de besouros, conchas de caramujos e, por fim, ossos de ao menos cinco mamutes, além de ferramentas que teriam pertencido a Neandertais.
Um detalhe curioso é que, embora esses animais sejam conhecidos por seu imenso tamanho, os indivíduos encontrados eram menores que o que seria esperado para suas idades, sugerindo que teriam encolhido como resultado de mudanças climáticas.
O cemitério possui entre 220 mil e 210 mil anos de idade, conforme estimado pelos especialistas.
Leia mais: Se não fosse pelos humanos, os mamutes lanudos teriam vivido por mais 4 mil anos
Leia mais: DNA mais antigo do mundo revela como os mamutes evoluíram
“Encontrar ossos de mamute é sempre extraordinário, mas encontrar ossos tão antigos e bem preservados, e tão perto de ferramentas de pedra de Neandertal, é excepcional”, afirmou Lisa Westcott Wilkins, que é uma das fundadoras da empresa DigVentures, através de um comunicado repercutido pelo Live Science.
Os artefatos citados eram machados de mão e ferramentas usadas para limpar a pele de animais frescos. Vale mencionar que estudos passados já sugeriram que os Neandertais caçavam mamutes e outros seres gigantes de seu tempo.
Os especialistas do DigVentures ainda não analisaram os ossos encontrados em busca de marcas que indiquem que a família teria sido morta por caçadores, porém esse é um dos próximos passos da pesquisa.
Os pesquisadores estão particularmente interessados em entender por que tantos mamutes morreram naquele local, e se o mais famoso primo do Homo sappiens foi responsável pela morte dos animais, ou apenas pegou sua carne depois que eles já haviam sido derrubados por outros fatores.
Fonte: Aventuras na História
Leia mais: Conheça surpreendentes ancestrais de elefante que já vagaram pela Terra
Leia mais: Ressurreição animal: mamute extinto há 4 mil anos voltará a habitar a Terra?
Leia mais: Jornada épica de mamute que viveu há 17 mil anos é reconstituída
*